PRÁTICAS LÚDICAS (TEATRO E MÚSICA) COMO MÉTODO DE ENSINO DA IMUNOLOGIA PARA CRIANÇAS

Autores

  • Martha Elisa Ferreira de Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • José Antonio de Souza Cruz Ramos Faculdade Teológica Nacional

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das práticas lúdicas (teatro e música) como método de ensino da Imunologia para crianças. Utilizou-se uma metodologia participativa (pesquisa-ensino-ação) para contribuir com o fortalecimento do uso do teatro, da música, de brincadeiras e de vídeos no ensino do Sistema Imunológico. A aula obteve um bom resultado quanto à aquisição de novos conhecimentos, visto que os meninos apresentaram maiores notas (p<0,05) depois das atividades lúdicas trabalhadas, bem como pelo fato que 70,59% dos participantes apresentaram notas classificadas como excelente ao final da aula. A maioria das crianças descreveu adequadamente o assunto trabalhado nas redações. Sugere-se que os professores renovem suas práticas pedagógicas para que as crianças participem ativamente e de forma prazerosa desse processo de construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Martha Elisa Ferreira de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Nutricionista. Doutora em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Docente da disciplina de Imunologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba.

José Antonio de Souza Cruz Ramos, Faculdade Teológica Nacional

Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia Cristã, pela Faculdade Teológica Nacional (FTN).

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Almeida, M. E. F. de, & Ramos, J. A. de S. C. (2017). PRÁTICAS LÚDICAS (TEATRO E MÚSICA) COMO MÉTODO DE ENSINO DA IMUNOLOGIA PARA CRIANÇAS. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 5(2), 96–107. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/6884