TEATRO DA INCERTEZA – PATRICK PRIMAVESI

notas sobre That Night Follows Day (Tim Etchells/Victoria)

Autores

  • Samir Signeu Porto Oliveira Escola de Teatro Recriarte
  • Patrick Primavesi Universidade Leipzig

Resumo

O artigo escrito por Patrick Primavesi, professor de teatro da Universidade Leipzig, Alemanha, tem por título original “Theater der Verunsicherung. Anmerkungen zu That Night Follows Day (Tim Etchells/Victoria)” e foi originalmente publicado em Korrespondenzen: Theater, Ästhetik, Pädagogik, hg. von Florian Vaßen, Berlin, em 2010. Aqui surge com tradução do Prof. Dr. Samir Signeu Porto Oliveira, da Escola Recriarte. Nele, o teatro para crianças e jovens é visto não só como processo de aprendizado coletivo com desenlace em aberto ou laboratório do comportamento humano, social e antissocial, mas como um processo de incertezas, que se utiliza das novas formas pós-dramáticas – como repetições, coralidade, renúncia ao diálogo, a não fabulação etc. As crianças e jovens, no teatro, devem ser levadas a sério, não apenas como espectadores, mas – ao mesmo tempo – como atuadores e especialistas de seus próprios cotidianos. Assim, este teatro onde aprender não esteja em primeiro lugar, mas antes propicie percepção e conduta reflexiva, precisa revisar as suas próprias condições educacionais e institucionais. Qual o papel dos professores? Dos diretores? Dos condutores de jogos? Dos gestores? Dos observadores?  Dos atuadores? A partir dessas indagações é analisado e discutido com detalhes, especialmente para o trabalho do teatro com crianças e jovens no teatro, a produção That Night Follows Day, desenvolvida por Tim Etchells, entre 2006 e 2007, no Teatro Victoria, na cidade Gent, na Bélgica. Nela, a educação funciona como teatro e jogo de papéis. O diretor como o observador e não mais o interventor da encenação, num espaço livre para experimentar o comportamento. Este tipo de teatro já não é mais visto apenas no seu aspecto pedagógico nem apenas nos seus interesses artísticos, mas nas interações produtivas entre ambos.  Dessa forma, um teatro da incerteza é sempre uma incerteza no teatro.

Biografia do Autor

Samir Signeu Porto Oliveira, Escola de Teatro Recriarte

Graduado em Letras Italiano pela Universidade de São Paulo (USP), em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em Artes Cênicas pela USP. Mestre em Artes pela USP e doutor em Artes Cênicas pela V USP. Coordenador e professor da Escola de Teatro Recriarte de São Paulo ,  professor da Universidade Bandeirante de São Paulo e professor de metodologia e didática do ensino da Escola Paulista de Direito.

Patrick Primavesi, Universidade Leipzig

Professor de teatro da Universidade de Leipzig

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Oliveira, S. S. P., & Primavesi, P. (2017). TEATRO DA INCERTEZA – PATRICK PRIMAVESI: notas sobre That Night Follows Day (Tim Etchells/Victoria). Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 5(2), 59–68. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/6880

Edição

Seção

Dossiê - O Teatro e a Performance na formação de pedagogos