TEATRO DA INCERTEZA – PATRICK PRIMAVESI
notas sobre That Night Follows Day (Tim Etchells/Victoria)
Resumo
O artigo escrito por Patrick Primavesi, professor de teatro da Universidade Leipzig, Alemanha, tem por título original “Theater der Verunsicherung. Anmerkungen zu That Night Follows Day (Tim Etchells/Victoria)” e foi originalmente publicado em Korrespondenzen: Theater, Ästhetik, Pädagogik, hg. von Florian Vaßen, Berlin, em 2010. Aqui surge com tradução do Prof. Dr. Samir Signeu Porto Oliveira, da Escola Recriarte. Nele, o teatro para crianças e jovens é visto não só como processo de aprendizado coletivo com desenlace em aberto ou laboratório do comportamento humano, social e antissocial, mas como um processo de incertezas, que se utiliza das novas formas pós-dramáticas – como repetições, coralidade, renúncia ao diálogo, a não fabulação etc. As crianças e jovens, no teatro, devem ser levadas a sério, não apenas como espectadores, mas – ao mesmo tempo – como atuadores e especialistas de seus próprios cotidianos. Assim, este teatro onde aprender não esteja em primeiro lugar, mas antes propicie percepção e conduta reflexiva, precisa revisar as suas próprias condições educacionais e institucionais. Qual o papel dos professores? Dos diretores? Dos condutores de jogos? Dos gestores? Dos observadores? Dos atuadores? A partir dessas indagações é analisado e discutido com detalhes, especialmente para o trabalho do teatro com crianças e jovens no teatro, a produção That Night Follows Day, desenvolvida por Tim Etchells, entre 2006 e 2007, no Teatro Victoria, na cidade Gent, na Bélgica. Nela, a educação funciona como teatro e jogo de papéis. O diretor como o observador e não mais o interventor da encenação, num espaço livre para experimentar o comportamento. Este tipo de teatro já não é mais visto apenas no seu aspecto pedagógico nem apenas nos seus interesses artísticos, mas nas interações produtivas entre ambos. Dessa forma, um teatro da incerteza é sempre uma incerteza no teatro.