As DISCIPLINAS DE JOGO TEATRAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Autores

  • Lúcia de Fátima Royes Nunes Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A escrita apresenta as disciplinas de Jogo Teatral e Educação e Jogo Teatral ministradas nos Cursos de Pedagogia Diurno e Noturno. Estas pertencem ao Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, são obrigatórias e estão alocadas no sexto e sétimo semestre do Curso de Pedagogia Diurno, oitavo e nono semestre do Curso de Pedagogia Noturno. O pretendido é mostrar as ementas de ambas disciplinas bem como o que efetivamente ocorre em seu interior. Os objetivos das disciplinas são contemplados no decorrer deste. As disciplinas têm em sua vertente primeira o estudo dos jogos dramáticos e/ou teatrais baseados em Olga Reverbel, Viola Spolin e Ingrid Koudela, consideradas as damas do teatro educação no Brasil. O foco da disciplina é centrado em brincadeiras, alegrias, criatividade e criação de espaços e tempos para firmarmos uma práxis pedagógica mais humanizadora.

Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Royes Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Nunes, L. de F. R. (2017). As DISCIPLINAS DE JOGO TEATRAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 5(2), 22–32. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/6876

Edição

Seção

Dossiê - O Teatro e a Performance na formação de pedagogos