OCUPAR ESTE ESPAÇO
Resumo
Este artigo se propõe a refletir sobre o sentido de ensinarmos teatro na formação de pedagogas. Parti de uma experiência específica, ocorrida na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2017, entretanto fiz referências a outras situações semelhantes, seja na própria UNICAMP ou fora dela. O trabalho realizado com as estudantes ocorreu dentro da disciplina “Educação, Corpo e Arte”. Os encontros envolveram vivências de jogos teatrais e propostas de experimentações corporais que exploraram a percepção de si e do outro, realizando jogos que permitiram que as alunas se expressassem e brincassem, além da discussão de textos relativos ao ensino de arte e/ou criação artística e a preparação e apresentação de cenas coletivas. As análises dos discursos das estudantes, assim como das cenas apresentadas revelam aspectos importantes da estrutura da disciplina e denotam a minha concepção de ensino. Nela podemos observar a importância do diálogo com a memória sobre as diferentes situações vividas como alunas para poder refletir sobre sua futura atuação docente. O trabalho com o corpo também se mostra como aspecto estruturante para a compreensão das inúmeras possibilidades a serem exploradas. A presença da arte, seja por meio das criações realizadas, seja pela fruição também se mostra um potente caminho para esta reflexão, para a percepção de si, seja em suas relações pessoais, seja na sua constituição como docente.