OCUPAR ESTE ESPAÇO

Autores

  • Alessandra Ancona de Faria Instituto Avisa Lá

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre o sentido de ensinarmos teatro na formação de pedagogas. Parti de uma experiência específica, ocorrida na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2017, entretanto fiz referências a outras situações semelhantes, seja na própria UNICAMP ou fora dela. O trabalho realizado com as estudantes ocorreu dentro da disciplina “Educação, Corpo e Arte”. Os encontros envolveram vivências de jogos teatrais e propostas de experimentações corporais que exploraram a percepção de si e do outro, realizando jogos que permitiram que as alunas se expressassem e brincassem, além da discussão de textos relativos ao ensino de arte e/ou criação artística e a preparação e apresentação de cenas coletivas. As análises dos discursos das estudantes, assim como das cenas apresentadas revelam aspectos importantes da estrutura da disciplina e denotam a minha concepção de ensino. Nela podemos observar a importância do diálogo com a memória sobre as diferentes situações vividas como alunas para poder refletir sobre sua futura atuação docente. O trabalho com o corpo também se mostra como aspecto estruturante para a compreensão das inúmeras possibilidades a serem exploradas. A presença da arte, seja por meio das criações realizadas, seja pela fruição também se mostra um potente caminho para esta reflexão, para a percepção de si, seja em suas relações pessoais, seja na sua constituição como docente.

Biografia do Autor

Alessandra Ancona de Faria, Instituto Avisa Lá

Doutora em Educação pela PUC/SP, Mestre em Teatro pela ECA/USP, Especialista em Teatro e Dança pela ECA/USP, Graduada em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina. Autora do blog: www.teatronasaladeaula.com.br.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Faria, A. A. de. (2017). OCUPAR ESTE ESPAÇO. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 5(2), 5–21. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/6875

Edição

Seção

Dossiê - O Teatro e a Performance na formação de pedagogos