ATIVIDADES INTEGRADAS COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS EM TEATRO

Autores

  • Lisinei Fatima Dieguez Rodrigues Colégio de Aplicação da UFRGS

Resumo

Resumo:  Nesse artigo, discorro sobre o resultado do estudo para a Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, realizada entre os anos de 2010 e 2012. Abordei especialmente a polissemia do termo “disciplina” no contexto escolar, as especificidades do estudo do Teatro na escola e as suas possíveis articulações com as áreas de conhecimento. Parti da premissa de que se o processo criativo é uma confluência ininterrupta de saberes acerca das culturas produzidas e que trabalhar o ensino de Teatro na perspectiva da transdisciplinaridade é algo intrínseco à própria natureza do fazer artístico. Com o objetivo de investigar de que forma a transdisciplinaridade pode operar no estudo do Teatro, sistematizei um estudo de caso, cujo campo de análise foi o trabalho desenvolvido ao longo de quinze anos, em turmas de Ensino Fundamental (anos finais), no Colégio de Aplicação onde atuo. Iniciei a pesquisa percorrendo uma conceituação mais ampla acerca dos significados para o termo disciplina e os seus desdobramentos para o estudo do Teatro. Tratei de abordar, também, noções de aprendizagem e de currículo na Pedagogia Teatral. Além do aporte teórico, pude coletar relatos praxeológicos, analisá-los e, por fim, publicá-los de acordo com as normas acadêmicas para uma Dissertação de Mestrado. A pesquisa que desenvolvi como um todo resultou no reconhecimento de que mudanças quanto aos aspectos pedagógicos e administrativos podem transformar as relações interpessoais e a gestão escolar, desde que a ressignificação no trato das disciplinas estenda-se para todos os demais espaços institucionais. Dessa forma, foi possível ainda constatar a importância de ações como a docência compartilhada e o planejamento de atividades integradas para a construção de aprendizagens significativas.

 

Palavras-chave: disciplina, Pedagogia do Teatro, transdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Lisinei Fatima Dieguez Rodrigues, Colégio de Aplicação da UFRGS

Doecente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, Mestra em Artes Cênicas e Especialista em Educação de Jovens e Adultos/PROEJA. Atua no Colégio de Aplicação da UFRGS. Chefia o Departamento de Expressão e Movimentos dessa instituição.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

Rodrigues, L. F. D. (2014). ATIVIDADES INTEGRADAS COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS EM TEATRO. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/687

Edição

Seção

Dossiê - O Ensino de Teatro nos Colégios de Aplicação no Brasil