O EXERCÍCIO TEATRAL DA MÁSCARA NEUTRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAP/UFRJ

Autores

  • Massuel dos Reis Bernardi UFRJ

Resumo

Desde 2011, a presente pesquisa se desenvolve dentro do Projeto Fazendo Gênero do Setor Curricular de Artes Cênicas do CAp/UFRJ e ocupa-se da aplicação e da análise de exercícios utilizando a Máscara Neutra como referência para uma reflexão sobre o corpo do aluno em cena. Baseia-se fundamentalmente na pedagogia de ator estabelecida por Jacques Lecoq passando por outros conceitos afins, tais como "presença", "estado neutro", "corpo dilatado" e "pré-expressividade”. Acredita-se que com esta experiência seja possível ao aluno de Ensino Médio compreender melhor a ideia do corpo como veículo de expressão cênica. Além disso, observa-se que nesse processo o adolescente muitas vezes depara-se com aspectos singulares e inusitados de si mesmo, o que pode refletir no percurso de construção de sua identidade.

Biografia do Autor

Massuel dos Reis Bernardi, UFRJ

Pesquisador de Artes Cênicas, Dança e Educação. Atua e tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Dança. Ator formado pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena e pela Escola Sated/RJ. É licenciando em Dança pela UFRJ onde atuou como bolsista PIBIAC e PIBIC/CNPq no Colégio de Aplicação da UFRJ no Setor Curricular de Artes Cênicas; redator da wikidanca.net; e professor estagiário de Dança na rede FAETEC. Atualmente é monitor da Prática de Ensino em Dança na Faculdade de Educação da UFRJ.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

Bernardi, M. dos R. (2014). O EXERCÍCIO TEATRAL DA MÁSCARA NEUTRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAP/UFRJ. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/686

Edição

Seção

Dossiê - O Ensino de Teatro nos Colégios de Aplicação no Brasil