APONTAMENTOS SOBRE A SEMÂNTICA DO TEATRO INFANTIL NO CONTEXTO TEATRAL CUBANO

Autores

  • Luvel García Leyva USP

Resumo

Os estudos teatrais atuais vêm propondo demarcações teóricas em torno do chamado teatro infantil cada vez mais próximas da heterogeneidade da cena contemporânea e da diversidade das culturas infantis de nossos contextos. Os ditos estudos discutem, tentando obter uma maior clareza conceptual, questões relacionadas aos discursos promovidos pela psicologia e pelos enfoques de desenvolvimento infantil da Primeira Modernidade, que têm sustentado a ideia do infantil no teatro como uma identidade monolítica, ressaltando na atualidade a expansão e contaminação que experimentam os seus domínios artísticos. Cuba não têm ficado alheia dessas discussões. Nesse sentido, este artigo pretende abordar as condições que deram origem à formação de uma esfera de saberes sobre as relações entre o teatro e a infância no contexto cubano.

Biografia do Autor

Luvel García Leyva, USP

Doutorando e mestre em Artes Cênicas (USP); graduado em Arte Teatral pela Faculdade de Arte Teatral do Instituto Superior da Arte, La Habana Cuba.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

Leyva, L. G. (2016). APONTAMENTOS SOBRE A SEMÂNTICA DO TEATRO INFANTIL NO CONTEXTO TEATRAL CUBANO. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 4(5). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/2374

Edição

Seção

Dossiê - TEATRO E EDUCAÇÃO INFANTIL: entre a formação e a prática