APONTAMENTOS SOBRE A SEMÂNTICA DO TEATRO INFANTIL NO CONTEXTO TEATRAL CUBANO
Resumo
Os estudos teatrais atuais vêm propondo demarcações teóricas em torno do chamado teatro infantil cada vez mais próximas da heterogeneidade da cena contemporânea e da diversidade das culturas infantis de nossos contextos. Os ditos estudos discutem, tentando obter uma maior clareza conceptual, questões relacionadas aos discursos promovidos pela psicologia e pelos enfoques de desenvolvimento infantil da Primeira Modernidade, que têm sustentado a ideia do infantil no teatro como uma identidade monolítica, ressaltando na atualidade a expansão e contaminação que experimentam os seus domínios artísticos. Cuba não têm ficado alheia dessas discussões. Nesse sentido, este artigo pretende abordar as condições que deram origem à formação de uma esfera de saberes sobre as relações entre o teatro e a infância no contexto cubano.
Referências
ARTILES, F. (1988). Teatro y Dramaturgia para Niños en la Revolución (1ª.ed.). La Habana: Editorial Letras Cubanas.
ARTILES, F. (2002a). De Maccus a Pelusín: El títere popular (1ª ed.). La Habana: Editorial Gente Nueva.
ARTILES, F. (2002b). Títeres en Cuba: el breve y largo camino. Revista Tablas, v. LXX (tercera época), p. 138.
ARTILES, F. (2003). Tabloide Universidad para todos. Curso de Apreciación Teatral. La Habana: CNAE.
ARTILES, F. (2008). Historia y Teoría del Teatro para Niños y de Títeres. Tabloide Universidad para todos. La Habana: Casa Editora Abril.
BASTÚS, V. (08 de fev de 2015). Tratado de Declamación o Arte Dramático. 1833. Fonte: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/tratado-de-declamacion-o-arte-dramatico--0/html/01958c12-82b2-11df-acc7-002185ce6064_63.htm
BECK, U. (2002). La Sociedad del Riesgo Global. Madrid: Siglo XXI de España Editores S.A,.
BENEVENTI, P. (2003). Introducción a la Historia del Teatro para Niños y Jóvenes. La Habana: Ediciones Alarcos.
CAMPA, H. (29 de janeiro de 2014). La “Reconcentración”. Historia negra del imperialismo español. Acesso em 04 de maio de 2014, disponível em http://www.lahaine.org/: http://lahaine.org/espana/reconcentracion.htm
CORDOVI, Y. (jul./dez. de 2012.). Cuerpo, Pedagogia y Disciplina Escolar en Cuba: dispositivos de control desde los discursos higienistas (1899-1958) . TZINTZUN. Revista de Estudios Históricos (nº 56), pp. 93-136.
DIEGUEZ, D., & FAVIER, Y. (2014). Dramaturgia Cubana para Niños (1943-2013). 30 obras en 70 años. La Habana: Ediciones Alarcos.
DUBATTI (2008). Cartografía Teatral: introducción al Teatro Comparado. . Buenos Aires: ATUEL.
GARCIA, L. (2009). Del Niño Actor al Niño Performer: concepciones pedagógicas en la historia del teatro con niños (1ª ed.). La Habana: Editorial Caminos.
GARCIA, L. (2014). Em Busca de uma Semântica do Teatro Infantil. Algumas reflexões à luz da contemporaneidade. Revista Aspas, 4, 27-38. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i2p27-38
KOUDELA, I., & SIMÕES DE ALMEIDA, J. (2015). Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva S. A.
MINNIE, A. (2013 ed rev.). The Children`s Educational Theatre. England and Wales: Forgotten Books. Acesso em 20 de agosto de 2014, disponível em https://archive.org/stream/childrenseducat00henigoog#page/n44/mode/2up
NAVARRO, D. (2007.). Introducción al Ciclo La Política Cultural del Período Revolucionario: Memoria y reflexión. Revista Criterios, 3-9. Acesso em 21 de jul de 2014, disponível em <http://www.criterios.es/pdf/navarrointrociclo.pdf>
RIVERA, M. (2010). El Teatro Escolar en la España Contemporánea (1870-1970). Catalogación de 1001 textos dramáticos escolares. Facultad de Educación, Departamento de Historia de la Educación y Educación Comparada. Madrid: UNED.
RUIZ, A., & RUMBAUT, M. C. (1976). Teatro 2. Juegos escénicos. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
SARMENTO, M. J. (2003). As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. Acesso em 04 de Maio de 2014, disponível em http://www.cedei.unir.br/submenu_arquivos/761_1.1_u1_as_culturas_na_infancia.pdf
SORIAS, G., & PÉREZ-RASILLA. (2008). Tratado de Declamación o Arte Dramático. Vicente Joaquín Bastús y Carrera. Madrid: Editorial Fundamentos.
VALDÉS, L. E. (jul de 2004). Publicaciones de Teatro para Niños en Cuba: Un repaso. Revista Jugar y Cultivar, 1(0), 42 - 47.