TEATRO E EDUCAÇÃO - elementos de tensão entre sentido e significado

Autores

  • Raquel Célia Silva de Vasconcelos FAMETRO

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o teatro e a educação como elementos de tensão entre sentido e significado, delineando o teatro como elemento estético que permite ao corpo a apresentação do sensível partilhado. Os objetivos específicos são: discutir a constituição de saberes centrados no ideal europeu de civilização legitimado pela razão logico-analítica na modernidade; reconhecer a arte como uma linguagem que neutraliza o plano da consciência ordenadora por meio da performance do corpo; refletir sobre o espaço performativo do corpo em que a alegoria atua como escrita destituindo o poder do símbolo. O corpo compreende os processos de observação na ordem simbólica, alegórica e comunicativa presente no jogo infantil que sobre o efeito da ação alegórica, desmembra a escrita dada na ordem do limiar entre símbolo e alegoria, despertando a percepção corporal. 

Biografia do Autor

Raquel Célia Silva de Vasconcelos, FAMETRO

Trabalha na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - Fametro, vinculada ao Curso de Serviço Social. Graduada em Filosofia e Mestra em Filosofia (Ética e Filosofia Política) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com doutorado sanduíche pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

Vasconcelos, R. C. S. de. (2016). TEATRO E EDUCAÇÃO - elementos de tensão entre sentido e significado. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 4(5). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/2373

Edição

Seção

Dossiê - TEATRO E EDUCAÇÃO INFANTIL: entre a formação e a prática