MAPEIE-SE! E busque de modos criativos de ser e estar no mundo para relacionar-se com a artisticidade das crianças

Autores

  • Marina Marcondes Machado UFMG

Resumo

Este texto comenta a riqueza do ato de criar e desenhar mapas que possam expressar ideias, sentimentos, sensações e projetos em processo. Para tal visita o conceito de “espaço potencial” (Winnicott, 1978), passeia pela obra filosófica Poética do espaço (Bachelard, 1978) para abraçar a noção de espacialidade da fenomenologia (Merleau-Ponty, 1999; Machado, 2010). Propõe em seguida o encontro com a geografia e com a definição de “mapa como relato” (Marquez, 2014), noção que conversa diretamente com a prática da autora em seu cotidiano docente: na Licenciatura em Teatro, junto a professoras da Educação Infantil, seu trabalho com o ensino de arte para crianças e jovens e discussões sobre dramaturgia do espaço na pós-graduação em Artes da Cena.

Biografia do Autor

Marina Marcondes Machado, UFMG

Professora adjunta no curso de Teatro e na pós-graduação em Artes da cena da Escola de Belas Artes/UFMG. Mestre em Artes pela ECA/USP e doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, com pós-doutorado em Pedagogia do Teatro, é autora de quatro livros sobre infância, arte e cotidiano.

Referências

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

Machado, M. M. (2016). MAPEIE-SE! E busque de modos criativos de ser e estar no mundo para relacionar-se com a artisticidade das crianças. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 4(5). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/2372

Edição

Seção

Dossiê - TEATRO E EDUCAÇÃO INFANTIL: entre a formação e a prática