PRÁTICAS CORAIS NA FORMAÇÃO VOCAL DO PROFESSOR DE TEATRO

Autores

  • Heitor Martins Oliveira Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Nesta pesquisa, práticas corais são abordadas como exercícios cênicos, vocais e musicais na formação inicial de professores de teatro. Como integrar vocalização e ação cênica coral na formação vocal para o teatro? As reflexões são baseadas em temas e propostas de preparação vocal (COELHO, 2003; PEREIRA, 2012; GAYOTTO, 2005, 1997), formulações teóricas sobre o coro (NAGY, 1995; REHM, 1996; MOINDROT, 2003) e seu tratamento na composição cênico-musical (DALCROZE, 1920; PARTCH, 1974), assim como discussões recentes sobre coralidade (MÉGEVAND, 2013; TRIAU, 2003). A integração entre vocalização e ação cênica pode ser construída principalmente por meio de elaborações rítmicas (estilização de gestos, polirritmia), das dinâmicas de movimento da voz e/ou da relação com o espaço cênico.

Biografia do Autor

Heitor Martins Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Possui bacharelado em Música (Regência) e licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (2002 e 2006) e mestrado em Música - Texas State University (2004), título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Goiás (2008). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins, vinculado ao colegiado da área de Artes e Filosofia, campus de Palmas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e análise musical e composição musical. Bolsista CAPES/PARFOR atuando como professor-formador do Curso de Artes-Teatro.

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Publicado

2015-05-16

Como Citar

Oliveira, H. M. (2015). PRÁTICAS CORAIS NA FORMAÇÃO VOCAL DO PROFESSOR DE TEATRO. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 2(3). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/1213