UM PONTO DOIS, UM OLHAR SOBRE O GRUPO DE TEATRO NO CONTEXTO COMUNITÁRIO EM PALMAS-TO

Autores

  • Lucas Alcides Justino Um Ponto Dois - Grupo de Teatro e Ponto de Cultura Itinerante
  • Renata Patrícia da Silva Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar parte da trajetória do Grupo de Teatro Um Ponto Dois, da cidade de Palmas - Tocantins, com o intuito de explorar a aproximação de sua produção artística com as propostas do teatro comunitário. Para tanto, faz-se um breve histórico das fases vivenciadas pela companhia, tomando como foco a dramaturgia de alguns espetáculos realizados, a fim de evidenciar os percursos traçados pelos artistas junto ao contexto sociocultural em que atuam e são convidados a criar suas obras. Nesse sentido, entrelaçando experiências vivenciadas pelos artistas e aportes teóricos que embasaram a nossa discussão construiu-se uma escrita referenciada nos estudos de autores como: Nogueira (2008), Augusto Boal (1991), Dario Fo (1998), Dan Baron (2004), entre outros. A partir da pesquisa realizada é possível considerar que o teatro desenvolvido pelo grupo vem construindo um percurso cada vez mais aprofundado nas questões do teatro comunitário e isso é resultado do estreitamento das relações entre os artistas, seu processo criativo e a comunidade.

Biografia do Autor

Lucas Alcides Justino, Um Ponto Dois - Grupo de Teatro e Ponto de Cultura Itinerante

Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins, ator e diretor teatral, fundador do Grupo de Teatro Um Ponto Dois e coordenador geral do Ponto de Cultura Itinerante do referido grupo. Atualmente coordena o projeto Fesp Multimídias na Divisão de Educação Permanente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas-TO.

Renata Patrícia da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Doutora e Mestre em Artes. Pesquisadora do campo da Pedagogia do Teatro, com ênfase na formação de professores, teatro na educação básica, teatro em comunidades e estágio supervisionado.

Downloads

Publicado

2021-03-22

Como Citar

Alcides Justino, L., & Patrícia da Silva, R. (2021). UM PONTO DOIS, UM OLHAR SOBRE O GRUPO DE TEATRO NO CONTEXTO COMUNITÁRIO EM PALMAS-TO. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 8(1 e 2), 249–259. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/11811