O CASAMENTO COMO LUGAR COMUM DE DRAMATURGIAS ENTRE HÔXWA E PALHAÇAS
Resumo
Hôxwa é um grupo de pessoas da etnia indígena Krahô que compartilha um conjunto de nomes relacionados ao conhecimento recebido de seres não-humanos do Yetÿopi, conhecido como Festa da Batata. Os Krahô vivem no nordeste do estado do Tocantins e mantém muitas relações, amistosas com aliados e tensas com setores contrários às causas indígenas, há muito tempo. Essas relações são com agentes dos mais variados setores da cultura, da arte e da política. Nesse artigo, buscando uma reflexão sobre o fluxo de referências cômicas interétnicas, apresento dois momentos em que hôxwa Krahô e palhaças interagem entre si. Considero essas interações como dramaturgias presentes na aldeia e no palco e identifico um ponto em comum entre elas para além do riso, o casamento. Esse trabalho foi realizado na área da Antropologia e sua escrita e leitura se tornam uma ferramenta do conhecimento indígena e um exercício de aproximação entre teatro e antropologia. Na primeira parte apresento alguns pontos importantes sobre o contexto dos hôxwa e alguns apontamentos breves sobre o sistema de troca de nomes entre os Krahô e os sistemas de classificação desse povo, assunto que merece grande atenção. Em seguida exponho alguns pontos sobre a realização do Yetÿopi. Na terceira parte há a transcrição da apresentação de um Cabaré Povo Parrir em que alguns hôxwa fizeram parte. Antes de concluirmos, transcrevo a dança dos hôxwa realizada na aldeia Manuel Alves, em 2018. Na última parte indico um fluxo de referências dramatúrgicas entre os dois eventos e o matrimônio como tema comum entre eles.