ENTRE HÀCTI, HÔXWA E CARĨRE

Aprendendo jogos e brincadeiras com as crianças Mẽhĩ (Krahô)

Autores

  • Ana Carolina Fialho de Abreu Universidade Federal da Bahia
  • Francisco Laécio Araújo de Holanda Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Durante o Jàt Jõ Pῖ (Festa da Batata), que acontece na Aldeia Manoel Alves Pequeno, localizada no norte do Brasil, no estado do Tocantins, onde vive o povo Mẽhĩ (Krahô), além da preparação e realização da festa, que tem os/as hôxwa (abóbora, companheiro/a do/a batata-doce) como “protagonistas”, aconteceu em 2018, o encontro entre professora e estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com as crianças indígenas. O presente relato, resulta das experiências construídas através de sorrisos e saberes, das brincadeiras, brinquedos e dos jogos revelados no contato entre esses mundos, além de pesquisa bibliográfica. “Hàcti e carĩre” (gavião e galinha), “Pàt jarahpêêre” (tamanduá bandeira grande) e “Cukôj roubando põõhy” (macaco roubando milho) são alguns dos jogos presentes neste artigo. Vários deles fazem parte não somente do cotidiano, mas dos ritos e mitos do povo Mẽhĩ e ambos revelam e ensinam de maneira simbólica as culturas desse grupo étnico. Encontram-se também os Jogos Tradicionais do Povo Krahô e a atual realidade, luta e resistência desta sociedade indígena diante da pandemia do novo coronavírus. Aparecem em destaque os/as seguintes mestres/as indígenas e autores/as: Renato Yahé Krahô (2017); Creuza Prumkwỳj Krahô (2017), Francinaldo Freitas Leite (2017), Célida Salume (2016) e Ana Gabriela Morim de Lima (2016). Conclui-se que a presença dessas práticas corporais indígenas e dos contextos históricos e sociais revelados por elas na nossa educação e especialmente nas aulas de Artes, podem produzir ações de resistência que deflagram o estado silencioso de nossos corpos colonizados, contribuindo com a descolonização das práticas e saberes hegemônicos a que somos subordinados/as.

Biografia do Autor

Ana Carolina Fialho de Abreu, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia com cotutela em Antropologia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru).

Francisco Laécio Araújo de Holanda, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Fialho de Abreu, A. C., & Laécio Araújo de Holanda, F. (2021). ENTRE HÀCTI, HÔXWA E CARĨRE: Aprendendo jogos e brincadeiras com as crianças Mẽhĩ (Krahô). Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 8(1 e 2), 184–202. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/11786