MITODRAMA: A AMAZÔNIA É O PALCO
Processos de Ensino – Aprendizagem de Teatro com Indígenas de Rondônia
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar/refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem de teatro com indígenas de Rondônia a partir dos registros das aulas ministradas por mim no Projeto Açaí II, curso de formação de professores indígenas de Rondônia (2009-2015). Por meio da descrição, análise, reflexão e diálogos teóricos no que tange ao lugar do componente curricular arte na escola e as relações estabelecidas entre o teatro e a educação escolar indígena, este texto traz a proposta metodológica de ensino e aprendizagem de teatro que surgiu neste contexto, o Mitodrama. Esta pesquisa foi tema da minha tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA em 2015. Resumidamente, o objetivo/passos do MITODRAMA se dá: por meio do diálogo intercultural estabelecido entre as narrativas de autoria indígena e os processos de ensino e aprendizagem de teatro, e assim, o Mitodrama propõe 1) Encontrar no mito as ações dramáticas para compor a cena (o drama no mito); 2) Identificar o mito nas cenas improvisadas pelos indígenas (o mito no drama); 3) Investigar os processos de ensino-aprendizagem de teatro na transposição da narrativa indígena para a cena dramática (do mito ao drama) para assim, estudar a linguagem teatral indígena. Conclui-se que a partir do Mitodrama é possível encontrar o teatro no mito, o mito no teatro e assim, abrir possibilidades para que os envolvidos/participantes levem para a cena uma experiência cultural da floresta: suas tramas, cheiros, sabores, corpos, gestos, sons, cores, texturas, etc, ou seja, uma experiência teatral que surge a partir das manifestações artísticas e culturais indígenas.