MITODRAMA: A AMAZÔNIA É O PALCO

Processos de Ensino – Aprendizagem de Teatro com Indígenas de Rondônia

Autores

  • José Maria Lopes Júnior Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar/refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem de teatro com indígenas de Rondônia a partir dos registros das aulas ministradas por mim no Projeto Açaí II, curso de formação de professores indígenas de Rondônia (2009-2015). Por meio da descrição, análise, reflexão e diálogos teóricos no que tange ao lugar do componente curricular arte na escola e as relações estabelecidas entre o teatro e a educação escolar indígena, este texto traz a proposta metodológica de ensino e aprendizagem de teatro que surgiu neste contexto, o Mitodrama. Esta pesquisa foi tema da minha tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA em 2015. Resumidamente, o objetivo/passos do MITODRAMA se dá: por meio do diálogo intercultural estabelecido entre as narrativas de autoria indígena e os processos de ensino e aprendizagem de teatro, e assim, o Mitodrama propõe 1) Encontrar no mito as ações dramáticas para compor a cena (o drama no mito); 2) Identificar o mito nas cenas improvisadas pelos indígenas (o mito no drama); 3) Investigar os processos de ensino-aprendizagem de teatro na transposição da narrativa indígena para a cena dramática (do mito ao drama) para assim, estudar a linguagem teatral indígena. Conclui-se que a partir do Mitodrama é possível encontrar o teatro no mito, o mito no teatro e assim, abrir possibilidades para que os envolvidos/participantes levem para a cena uma experiência cultural da floresta: suas tramas, cheiros, sabores, corpos, gestos, sons, cores, texturas, etc, ou seja, uma experiência teatral que surge a partir das manifestações artísticas e culturais indígenas.

Biografia do Autor

José Maria Lopes Júnior, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto do Dep. Artes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desde 2008. Doutor em Artes Cênicas pela UFBA. Mestrado e Graduação em Letras pela UFMG. Capacitação docente em Beirute, Líbano (2018) com pesquisa “Teatro e Guerra: Paralelos entre América Latina e Oriente Médio” no Grupo Paky’op – Laboratório de Teatro e Transculturalidade. 

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Lopes Júnior, J. M. (2021). MITODRAMA: A AMAZÔNIA É O PALCO: Processos de Ensino – Aprendizagem de Teatro com Indígenas de Rondônia. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 8(1 e 2), 127–140. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/11774