VOZ PARA QUEM JÁ DIZ, CORPO PARA QUEM JÁ DANÇA
Contra-colonialismos no trabalho pedagógico do Grupo Cultural Yuyachkani
Resumo
O presente artigo pretende analisar o diálogo do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru) com a cosmogonia andina incidente em seus espetáculos, ações cênicas, modos de operar coletivamente, formas de construir teatralidade. O coletivo se interessa em dar visibilidade às culturas originárias dos homens e mulheres dos Andes, que desde o Peru-Colônia são ameaçadas pelos projetos civilizatórios de branqueamento e esquecimento dos modos dissidentes de habitar o mundo. Para Yuyachkani, é importante que versões outras da História se manifestem para que a narrativa oficial e heroica seja problematizada. O sujeito andino tem sido alvo de epistemicídio pós-colonial, cujo projeto de aniquilamento o apaga e silencia e, quando muito, o relega a anexos mercantis/folclóricos em prol do turismo peruano exótico. Neste descarte simbólico, para usar o conceito de Rocío Santisteban, não apenas seus saberes e gramáticas de compreensão de mundo estão ameaçados de extinção, mas os próprios corpos foram alvos sistemáticos da violência sofrida durante o conflito armado do final do século XX no país, que deixou mais de 70 mil mortos e desaparecidos, em sua maioria camponeses quéchua-hablantes. Neste contexto, Yuyachkani, em seus 50 anos de trajetória, encara as problemáticas que relacionam representação e representatividade, esbarrando muitas vezes nas limitações do próprio teatro. O grupo composto por maior parte dos integrantes da capital limenha inventa modos pedagógicos de operar com saberes, escrituras, suportes e corporeidades não ocidentais. O conhecimento do outro e do diferente se apresenta enquanto condição de criação cênica e se estende para condição pedagógica em suas oficinas e laboratórios. A partir do diálogo com autores como Luiz Antônio Simas, Luiz Rufino, Ailton Krenak e Carla Dameane Souza, a investigação pretende examinar de perto tais procedimentos e ainda contribuir com estudos das batalhas pelas memórias marginalizadas da América Latina.