EDUCAÇÃO COMO ARTE: A experiência com jogos teatrais no curso de formação de professores de física do Instituto Federal São Paulo

Resumo

Realizo uma reflexão a respeito de experiências envolvendo o trabalho com exercícios e jogos de improvisação teatral no contexto do curso de Formação de Professores de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SPO). A importância desse tipo de trabalho para a formação de professores é defendida no sentido de valorizar e evidenciar certos aspectos ou dimensões tanto da atividade docente quanto da atividade científica, tais como: a demanda por experiências de criação, fundadas na sensibilidade e na sensorialidade de nossa relação corporal com o mundo, a referência à ludicidade e a incorporação da possibilidade do prazer e da emoção nessas experiências. O trabalho com o teatro é assim compreendido como um elemento capaz de tensionar uma certa maneira enrijecida de compreender o conhecimento e a prática docente.

Publicado
2015-05-16
Seção
Dossiê - Teatro e Construção de Conhecimento no Contexto dos Institutos Federais Brasileiros.