A CRIAÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DO SAGRADO E ENCONTRO HUMANO EM JERZY GROTOWSKI E PETER BROOK

Autores

  • Sandra Parra Furlanete Universidade Estadual de Londrina
  • José Paulo Brisolla Oliveira Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este trabalho pretende comparar os pensamentos de Jerzy Grotowski e Peter Brook sobre a relação entre teatro e ritual. Assim, busca-se entender o teatro não apenas como a exposição de ideias e sentimentos por meio de uma obra de arte, mas também como um espaço de encontro humano, em que relações entre as pessoas (atores/espectadores, atores/atores, espectadores/espectadores) podem acontecer. Tal entendimento requer um estudo aprofundado sobre as estruturas de ações criadas e executadas pelos atores (ou atuantes, no caso dos rituais) e a relação dessas mesmas ações com o espaço e com o outro ser humano.

Biografia do Autor

Sandra Parra Furlanete, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Artes pelo programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes - UFMG (2007), graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), com habilitação em Teatro e Performance. Desenvolve pesquisa de linguagem em Teatro Físico e fronteira Teatro/Performance. Professora efetiva em Interpretação Teatral no curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Performance Art, atuando principalmente nos seguintes temas: criação, improvisação, integração voz-movimento corporal, respiração para a criação cênica e performance.

José Paulo Brisolla Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Discente do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista de Iniciação Artística (UEL).

Como Citar

Furlanete, S. P., & Oliveira, J. P. B. (2014). A CRIAÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DO SAGRADO E ENCONTRO HUMANO EM JERZY GROTOWSKI E PETER BROOK. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/1095

Edição

Seção

Contextos não Formais de Ensino e Prática Teatral