O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT/ARRAIAS SOB A ÓTICA NÔMADA DE GREGÓRIO BAREMBLITT: AUTOANÁLISE E AUTOGESTÃO

Autores

  • Eduardo de Freitas Bernardes Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Atravessamento, Autoanálise, Autogestão, Potência produtiva, Transversalidade

Resumo

A expansão das Universidades Federais tem sido tratada como um forte fenômeno de ajuste, regulação e correção das desigualdades sociais no Brasil. A instalação de cursos estratégicos fora dos grandes centros urbanos tem sido vista com bastante resistência por parte de setores hegemônicos na sociedade. O presente trabalho visa entender a dinâmica do curso de Pedagogia da UFT, campus Arraias, a partir da experiência docente do autor, no período em que lecionou nesta instituição, utilizando para isso o suporte teórico de Gregório Baremblitt. A partir dos conceitos de autoanalise, autogestão, transversalidade, atravessamento e potência produtiva, este trabalho analisou parcialmente o curso de Pedagogia desta instituição, de acordo com a perspectiva de Baremblitt e apontou desafios e perspectivas para a sua (re)estruturação para os próximos anos.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

BERNARDES, Eduardo de Freitas. O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT/ARRAIAS SOB A ÓTICA NÔMADA DE GREGÓRIO BAREMBLITT: AUTOANÁLISE E AUTOGESTÃO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e202504, 2025. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/20911. Acesso em: 5 dez. 2025.