O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT/ARRAIAS SOB A ÓTICA NÔMADA DE GREGÓRIO BAREMBLITT: AUTOANÁLISE E AUTOGESTÃO
Palavras-chave:
Atravessamento, Autoanálise, Autogestão, Potência produtiva, TransversalidadeResumo
A expansão das Universidades Federais tem sido tratada como um forte fenômeno de ajuste, regulação e correção das desigualdades sociais no Brasil. A instalação de cursos estratégicos fora dos grandes centros urbanos tem sido vista com bastante resistência por parte de setores hegemônicos na sociedade. O presente trabalho visa entender a dinâmica do curso de Pedagogia da UFT, campus Arraias, a partir da experiência docente do autor, no período em que lecionou nesta instituição, utilizando para isso o suporte teórico de Gregório Baremblitt. A partir dos conceitos de autoanalise, autogestão, transversalidade, atravessamento e potência produtiva, este trabalho analisou parcialmente o curso de Pedagogia desta instituição, de acordo com a perspectiva de Baremblitt e apontou desafios e perspectivas para a sua (re)estruturação para os próximos anos.
Referências
CNPq. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – Lattes. Plano Tabular. Disponível. em: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf . Acesso em 10 set. 2024.
BAREMBLITT, G. Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática, 5ed., Belo Horizonte, MG: Instituto Felix Guattari. 2002.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo da Educação Superior. Disponível. em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMGJiMmNiNTAtOTY1OC00ZjUzLTg2OGUtMjAzYzNiYTA5YjliIiwidCI6IjI2ZjczODk3LWM4YWMtNGIxZS05NzhmLWVhNGMwNzc0MzRiZiJ9&pageName=ReportSection4036c90b8a27b5f58f54 . Acesso em 10 set. 2024.
CORREIA, W.; BONFIM, C. Práxis pedagógica na filosofia de Paulo Freire: um estudo dos estádios da consciência. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 55–66, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1539. Acesso em: 25 out. 2024.
DORNELES, Dandara Rodrigues. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação, de Nilma Lino Gomes Petrópolis. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 210–214, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.10341.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p.
INSTITUTO SEMESP. Risco de apagão de professores no Brasil. Disponível em:
https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2022/09/pesquisa-semesp-1.pdf
Acesso em: 15 set. 2024
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Tradução. Niterói: EDUFF, 2004. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Munanga_K_UmaAbordagemConceitualDasNocoesDeRacaRacismoIdentidadeEEtnia.pdf. Acesso em: 06 set. 2024.
NOGUEIRA, S. G. Libertação, descolonização e africanização da psicologia: breve introdução à psicologia africana. São Carlos: EDUFSCar, 2020.
PEREIRA, W. C. C. Movimento institucionalista: principais abordagens. Estudos e Pesquisas em Psicologia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 10–19, 2007.
SODRÉ, M. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Disponível em: https://www.uft.edu.br/campus/arraias/cursos/graduacao/pedagogia Acesso em: 14 set. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/gpu/ Acesso em: 14 set. 2024.
VALADÃO, E. B. A inserção da Universidade Federal do Tocantins no Campus de Arraias/TO: conhecimento, oportunidade e inclusão social. Curitiba: CRV, 2018.



