DOSSIÊ TEMÁTICO: Múltiplos olhares sobre a condição das infâncias no Brasil.

2023-04-27

DOSSIÊ TEMÁTICO: Múltiplos olhares sobre a condição das infâncias no Brasil.
Volume - (Agosto a dezembro 2023)
Editor/as:
Cristian Pedro Rubini Dutra (UFT)
Elenice de Brito Teixeira e Silva (UNEB)
Luciana Pereira de Sousa (UFT)

 

Embora as crianças tenham sido objeto de análise de diversas áreas das
Humanidades, seja enquanto alunas, pacientes ou participantes da sociedade com
condições distintas de outras faixas etárias, é consideravelmente recente o
aumento das discussões que envolvem as distintas particularidades desta
categoria geracional, de forma a abordar as diferentes configurações da vida
social e as estruturas institucionais que constragem e circunscreevem as
condições em que as crianças vivenciam suas infâncias. Uma espécie de “virada
paradigmática” que passa a levar em conta e colocar sob objeto de análise as
vozes das crianças, bem como as suas particularidades históricas, diferenças
culturais, suas relações e co-relações com os aspectos públicos e privados de
nossa sociedade, suas produções culturais e as produções destinadas a elas e a
influência nos e pelos aspectos sociais e econômicos das sociedades em que
vivem.
A utilização do plural para acompanhar o subjetivo, logo, “Infâncias”,
aparece de maneira inconteste nas obras de forma a perceber tal condição e
experiência humana não em uniformidade, mas em diferenças esseciais enquanto
possibilidade de vivências das crianças. Para tanto, as articulações aqui propostas
entre família, escola e sociedade, denotam não somente uma diversidade de

  • experiências de vida, mas um entrelaçamento de forma a que os três âmbitos
    relacionam-se a partir de suas diferentes características e influências na vida das
    crianças.
    O conhecimento acerca das infâncias e das crianças, de seus círculos de
    sociabilidade, de suas realidades sociais e das instituições que têm por
    característica atendê-las, objetiva uma compreenssão mais ampla de sua condição
    social, a partir de abordagens teórico-metodológicas que articulem tanto o
    desenvolvimento de meios e técnicas de entendimento e escuta sensível das falas
    das crianças, quanto a possibilidade de usos de teorias e formas de análise social
    cada vez mais interessadas nas particularidades e contextos das vidas das
    crianças.
    Logo, o presente dossiê visa publicar estudos cujas possibilidade analíticas
    e metodológicas sejam capazes de abarcar a mutiplicidade de dimensões
    estruturais e institucionais que repercutem na condição social da infância, bem
    como as ações sociais das crianças na produção de sentidos para os acontecimentos
  • que afetam suas vidas. A interlocução entre escola, família e sociedade, apresenta-
    se de forma a compreender como tais instâncias socializadoras influenciam umas
  • às outras e são capazes, a partir desses entrecruzamentos, de criarem tanto
    situações únicas, quanto reproduzirem indicadores sociais tais como os de classe,
    gênero, etnia e raça, bem como de experenciarem as desigualdades advindas de
    tais marcadores.
    As propostas para publicações devem atender os seguintes eixos temáticos:
    Crianças, Infâncias e Educação Infantil
    Infâncias, sujeitos e subjetividades
    Infancias, Formação de Professores, Educação de Crianças

Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
Ano de fundação: 2015
E-ISSN-2447-6293

E-mail: revistarelpe@gmail.com
Unidade: Curso de Pedagogia – Campus de Arraias / Universidade Federal do Tocantins.
Datas importantes:
Publicação da Chamada de artigos: 17 de abril de 2023
Submissão e trabalhos completos: 17 de abril à 17 de agosto de 2023
Notificação de trabalhos aceitos: Outubro de 2023
Publicação do Dossiê: novembro /dezembro 2023
As propostas serão submetidas a um processo de análise duplo-cego e devem ser

inéditas.