DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação Especial: Práticas escolares, desafios e possibilidades na perspectiva da inclusão.

2022-06-18

 CHAMADA PARA ARTIGOS-  A SUBMISSÃO DE ARTIGOS FOI PRORROGADA...

DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação Especial: Práticas escolares, desafios e possibilidades na perspectiva da inclusão.

Volume - (janeiro a junho 2023)

Editor/as:

Zaíra Nascimento Oliveira ( UFT)

Paola Regina Martins Bruno (SEDUT-TO/ UFT)

Neide Cardoso de Moura ( UFFS)

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que se constitui como um conjunto  de recursos e serviços educacionais diferenciados para que haja a garantia de  uma educação formal aos educandos que caracterizam o seu público alvo, a saber: pessoas com deficiência, pessoas com transtornos de aprendizagem e pessoas com altas habilidades.

A história da Educação Especial remonta ao século XVI, enquanto a Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar, a qual está prevista a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática de todos os estudantes nas salas de aula do ensino regular, é discutida e defendida a partir dos anos 1990.

A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar orienta o  Atendimento Educacional Especializado (AEE)  como uma a área multidimensional como descreveremos a seguir:

  • O AEE para o Aluno com Deficiência Intelectual
  • AEE para alunos com Baixa visão e cegueira;
  • O AEE na educação escolar das pessoas com deficiência auditiva e das pessoas surdas;
  • O AEE das pessoas com deficiências múltiplas;
  • AEE para o atendimento de pessoas com transtornos de desenvolvimento;

AEE para alunos com altas habilidades.

O presente dossiê pretende publicar estudos que abarquem a a sala de recursos multifuncionais; A gestão dos processos de aprendizagem; O acompanhaemnto no AEE e na sala de aula dos processos de aprendizagem e da inclusão do estudante  na escola, bem como a produção de material pedagógio e Tecnologia Assitiva (TA) de baixo custo e de alto custo com vistas a acessibilidade dos estudantes público alvo da Educação Especial

Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
Ano de fundação: 2015
E-ISSN-2447-6293
E-mail: revistarelpe@gmail.com
Unidade: Curso de Pedagogia – Campus de Arraias / Universidade Federal do Tocantins.

Datas importantes:
Publicação da Chamada de artigos: 18.06.2022
Submissão de trabalhos completos: 18.06.2022 à 15.01.2023.
Notificação de trabalhos aceitos: A partir de 01.12.2022
Publicação do Dossiê: Abril de 2023

As propostas serão submetidas a um processo de análise duplo-cego e devem ser inéditas.

Observação: Os artigos podem ser submetidos na Plataforma da Relpe: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/about

 Ou enviados para o e-mail da Revista: revistarelpe@gmail.com