Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação de Artigos:

1 - A Revista Brasileira de Educação e Diversidades recebe artigos, em fluxo contínuo, em português, inglês ou espanhol, que devem ter entre 15 e 20 laudas, incluindo bibliografia e notas. O texto todo deve ser digitado em papel A4, fonte Arial, corpo 12, com espaço entre linhas 1,5, margens superior e esquerda 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm, incluindo referências.

2 - TÍTULO: Todos os textos submetidos devem apresentar título em português, inglês ou espanhol. O título em português deve ter até 200 caracteres, no máximo, incluindo o subtítulo, se houver. Deve ser escrito com letras maiúsculas, sem ponto final, tamanho 12, espaço simples, negrito e centralizado. O título em língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol (abstract/resumen), deve ter até 200 caracteres, no máximo, incluindo o subtítulo, se houver. Deve ser escrito com letras maiúsculas, sem ponto final, tamanho 12, espaço simples, negrito, itálico, centralizado.

3 – RESUMOS (português, inglês ou espanhol): Tanto o resumo quanto o abstract/resumen devem ter um recuo de 2 cm em relação à margem esquerda, no máximo, 10 linhas (tamanho 11, espaço simples, 2 centímetros de recuo da margem esquerda, justificado. E devem vir seguidos de três a cinco palavras-chave e keywords/palabras clave, respectivamente, separadas por ponto, tamanho 11, espaço simples, 2 centímetros de recuo da margem esquerda, justificado.

4 – SUBTÍTULOS: Os subtítulos devem ter tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, negrito, justificado e sem numeração.

5 – ILUSTRAÇÕES: As ilustrações (fotografias, gráficos, mapas, desenhos, entre outros) devem ser numeradas, tituladas e referenciadas, quando reproduzidas de outra fonte. Elas devem ser encaminhadas no corpo do texto e submetidas separadamente, como documento suplementar, em arquivos de imagem (JPG, TIF, WMF ou EPS), numeradas na sequência em que aparecem (sem compressão) e resolução mínima de 300dpi no tamanho final pretendido para a publicação. Largura máxima: 12 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1417x1890 pixels).

6 – CITAÇÕES: As citações indiretas (paráfrases), as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença, devem seguir as Normas Técnicas da ABNT – NBR 10520/2002.

7 - As citações diretas com mais quatro linhas, devem ser destacadas no texto com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, fonte 11, sem aspas, com espaço simples, também devendo seguir devem seguir as Normas Técnicas da ABNT – NBR 10520/2002. Transcrições de falas, independente do número de linhas, seguem o mesmo modelo.

8 – NOTAS DE RODAPÉ: As notas explicativas devem constar no rodapé da página, em algarismos arábicos.

9 – REFERÊNCIAS: As referências devem estar dispostas em ordem alfabética e seguir as Normas Técnicas vigentes da ABNT – NBR 6023/2018: Exemplos de Referências:

Livro:
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

Artigo de periódico:
ZIMMER, M. C.; ALVES, U. K. O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula – uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos. Revista da FAEEBA- Educação e contemporaneidade, v.32, n. 41, p. 77-89, jan./jun.2014. Disponível em: http://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos/3612/977/1175.pdf. Acesso em 13 de julho de 2016.

Tese:
ALMEIDA, N. Entre a tutela e a autonomía: a atuação da Funai na promoção do acesso e permanencia de indígenas no ensino superior. 2014.   Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

Internet-página:
MEIO ambiente. Disponível em: <http://www.meioambientehp.hpg.ig.com.br>. Acesso em: 24 fev. 2005.

10 – INEDITISMO: A contribuição deve ser original e inédita; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". O trabalho deve ter relação com um dos eixos da revista: Fundamentos da educação; Formação de professores; Diferenças culturais, linguagens e práticas pedagógicas.

11 – AUTORIA: O artigo deve conter no máximo três autores e ao menos um deles possuir o título de doutor.

12 – SUBMISSÃO: O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. O arquivo para submissão deverá ter formato word e deve ser encaminhado para a Revista Brasileira de Educação e Diversidades por meio do site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/rbed/about

Artigos

Política padrão de seção

Dossiês

Política padrão de seção

Entrevistas

Política padrão de seção

Resenhas de livros

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.