DESDOBRAMENTOS DE PROJETOS EDUCATIVOS COM FOCO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: A PEDAGOGIA EM MOVIMENTO

Autores

  • Artenisia Nepomuceno Universidade Federal do Tocantins
  • Marilene D. S. Melo Universidade Federal do Tocantins
  • Ithalo Alves de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Iunete Lopes da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Denise Aquino Alves Martins Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar experiências docentes no âmbito do PIBID de Pedagogia do Campus de Palmas- UFT na escola Municipal Henrique Talone. O referencial teórico utilizado traz ênfase na formação docente nos estudos de Nóvoa (1992), Freitas (2017), Vasconcelos (2006), Demo (1998), Freire (1996) e documentos oficiais do ensino fundamental. A Metodologia utilizada parte da concepção de memórias de práticas docentes, com a potencialidade dos relatórios dos bolsistas como fundamento de ação didática e fragmentos da escrita de TCC como fontes documentais. Como resultados de estudos percebe-se a construção de proposta educativa pautada na pesquisa e construção de materiais didáticos Os trabalhos desenvolvidos apresentam aspectos inovadores na quebra de paradigma instrumental de educação ao potencializar relações dialógicas em sala de aula, a valorização da escola pública na aposta do trabalho coletivo e inserção dos bolsistas no ensino com pesquisa.

Downloads

Publicado

2017-01-23

Como Citar

Nepomuceno, A., Melo, M. D. S., Sousa, I. A. de, Silva, I. L. da, & Martins, D. A. A. (2017). DESDOBRAMENTOS DE PROJETOS EDUCATIVOS COM FOCO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: A PEDAGOGIA EM MOVIMENTO. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 2(2), 203–217. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/3146

Edição

Seção

Dossiê