O ENSINO POR MEIO DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOGO MATEMÁTICO

Autores

  • Jaqueline Mendes Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Glinys Maria dos Santos Homrich Universidade Federal do Tocantins
  • Roger Trindade Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Angela Noleto da Silva Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este trabalho relata atividades desenvolvidas por bolsistas do PIBIB Pedagogia em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, no município de Palmas, cujo enfoque encontrava-se na elaboração e produção de material didático para o ensino de conteúdos matemáticos. O objetivo deste relato consiste em apresentar e discutir acerca da temática do lúdico em sala de aula a partir de um jogo matemático. Dessa forma, para compor o corpo teórico do trabalho nos apoiamos em Almeida (1998), Rosa (2003), Vygotsky (1989), Kishimoto (2000), Monteiro (2001), Lorenzato (2012), Fiorentini e Miorim (1990) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Por fim, trazemos as breves considerações, com a constatação de que atividades lúdicas ampliam as possibilidades de aprendizagem das crianças e se constituem uma importante estratégia metodológica para auxiliar no combate ao fracasso escolar.

Downloads

Publicado

2017-01-23

Como Citar

Costa, J. M., Homrich, G. M. dos S., Pereira, R. T., & Silva, A. N. da. (2017). O ENSINO POR MEIO DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOGO MATEMÁTICO. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 2(2), 174–183. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/3141

Edição

Seção

Dossiê