UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES E ENSINO DE FÍSICA
em pauta o subprojeto da Licenciatura em Física da UFT -- editais PIBID nº 01/2011 e nº 61/2013
Resumo
Objetivou-se analisar se o processo ensino-aprendizagem via pedagogia de projetos de trabalho, elaborados conjuntamente, com alunos da Licenciatura em Física de fato promovem o aprendizado dos conhecimentos da Física e de qual Física se ensina. A metodologia constituiu em contribuir para uma aquisição de formação intelectual do futuro professor de Física, com a participação integral e dedicatória ao processo ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de Física; proporcionar aos alunos e professores da rede pública, oportunidades de vivência, a partir das ações inerentes ao projeto de extensão, integrando instâncias disciplinares e acadêmicas, baseadas em aspectos existentes no processo de formação acadêmica; identificar quais são os debates atuais sobre formação de professores de Física; desenvolver práticas educacionais colaborativas no desenvolvimento de projetos na área educacional; analisar as práticas educacionais colaborativas desenvolvidas com professores das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio para desenvolvimento de pesquisas em formação inicial e continuada de professores experiência. Entre os resultados alcançados obtivemos projetos de trabalho elaborados colaborativamente com alunos da Graduação, organizações de palestras e/ou aulas experimentais de reforço na Educação Básica pelos alunos da graduação, entendimento considerável na formação da identidade do professor no desenvolvimento de atividades em Ensino de Física que abordaram, software computacionais, experiências práticas de Física com sucatas, e o funcionamento e fabricação de objetos técnicos em plena função social, para temáticas da Física.
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