O USO DA ARTE NO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) SUBPROJETO PEDAGOGIA UFT- TOCANTINÓPOLIS

Autores

  • Joedson Brito dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Iury Ferreira Gaspar Universidade Federal do Tocantins
  • Adenon Ribeiro de Carvalho Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Jovana Neves de Jesus Ribeiro Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O texto discuti sobre o trabalho com a arte no desenvolvimento da leitura e da escrita a partir da atuação e experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Tocantinópolis, na realização do Projeto de Ensino intitulado Pibid-Arte. O projeto foi desenvolvido numa escola estadual no município de Tocantinópolis e teve como objetivo despertar o gosto pela leitura e escrita de alunos atendidos pelo Programa, por meio de manifestações artísticas. Os estudos de Ana Mae Barbosa (1991; 2003), Bacocina (2009), Barbosa (2008); Ferreiro e Teberosky (1986); Brasil, (1997); Ribeiro; Nunes, (2014) subsidiaram a discussão. Foram desenvolvidas atividades de leitura, interpretação e produção textual, rodas de conversa, contação de histórias, encenação teatral e notou-se um salto qualitativo e gradativo das crianças atendidas em relação a leitura e escrita.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

Santos, J. B. dos, Gaspar, I. F., Carvalho Filho, A. R. de, & Ribeiro, J. N. de J. (2017). O USO DA ARTE NO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) SUBPROJETO PEDAGOGIA UFT- TOCANTINÓPOLIS. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 2(2), 128–142. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/3128

Edição

Seção

Dossiê