O USO DA ARTE NO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) SUBPROJETO PEDAGOGIA UFT- TOCANTINÓPOLIS
Resumo
O texto discuti sobre o trabalho com a arte no desenvolvimento da leitura e da escrita a partir da atuação e experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Tocantinópolis, na realização do Projeto de Ensino intitulado Pibid-Arte. O projeto foi desenvolvido numa escola estadual no município de Tocantinópolis e teve como objetivo despertar o gosto pela leitura e escrita de alunos atendidos pelo Programa, por meio de manifestações artísticas. Os estudos de Ana Mae Barbosa (1991; 2003), Bacocina (2009), Barbosa (2008); Ferreiro e Teberosky (1986); Brasil, (1997); Ribeiro; Nunes, (2014) subsidiaram a discussão. Foram desenvolvidas atividades de leitura, interpretação e produção textual, rodas de conversa, contação de histórias, encenação teatral e notou-se um salto qualitativo e gradativo das crianças atendidas em relação a leitura e escrita.
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