“ESCREVA UMA CARTA PRA MIM”: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INTERCULTURAL COM ALUNOS DO COLÉGIO DOM ORIONE E DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA TEKATOR (TOCANTINÓPOLIS-TO)

Autores

  • Maria Luciléia F erreira Carneiro Nogueir Universidade Federal do Tocantins
  • Willian Costa de Medeiros Universidade Federal do Tocantins
  • Carina Alves Torres Universidade Federal do Tocantins
  • Ediléia Martins de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Nayane Januário Januário Costa Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Interculturalidade, culturas indígenas, PiBID

Resumo

O presente artigo relata uma experiência pedagógica realizada pelo PIBID de Ciências Sociais (UFT Tocantinópolis), chamada de “troca de cartas”. O objetivo principal foi desenvolver um encontro intercultural entre alunos do ensino médio de duas diferentes escolas campo do referido subprojeto do PIBID: o Colégio Dom Orione e Escola Indígena Tekator. Por meio da valorização e do (re) conhecimento da diversidade, presente nos diálogos entre esses alunos, pudemos trabalhar, de forma inovadora, temas clássicos relacionados ao ensino de sociologia, como cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, entre outros.

Referências

DEMARCHI, André; MORAIS, Odilon. 2015. Mais algumas ideias equivocadas sobre os índios ou o que não deve mais ser dito sobre eles. Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Tocantins.

FREIRE, José Ribamar Bessa. 2002. Cinco ideias equivocadas sobre o índio. In: Cenesch: Revista do Centro de Estudos do Comportamento Humano, Manaus, v. 1, p. 17-33.

GONÇALVES, José R. Santos. 1981. A luta pela identidade social: o caso das relações entre índios e brancos no Brasil Central. Rio de Janeiro-RJ. Dissertação de mestrado: UFRJ-Museu Nacional, 139 p. (Dissertação de Mestrado).
RADECK, Ereni. 2009. Interculturalidade e Educação Popular: Uma Reflexão com base em autores Alemães e Brasileiros. In: Anais do IX Congresso nacional de educação. Curitiba: PUC-PR, pág. 9794-9803.

NELSON, Dacio Tomazi. 2010. Sociologia para Ensino Médio. 2.ed. São Paulo: Saraiva.

TRAVALHA, Marcia Antônia; BARROS, Maria do Rozário Starling. 2013. Português: Linguagens em Conexão. São Paulo: Leya.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

Nogueir, M. L. F. erreira C., Medeiros, W. C. de, Torres, C. A., Oliveira, E. M. de, & Costa, N. J. J. (2017). “ESCREVA UMA CARTA PRA MIM”: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INTERCULTURAL COM ALUNOS DO COLÉGIO DOM ORIONE E DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA TEKATOR (TOCANTINÓPOLIS-TO). PRODUÇÃO ACADÊMICA, 2(2), 115–127. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/3127

Edição

Seção

Dossiê