“ESCREVA UMA CARTA PRA MIM”: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INTERCULTURAL COM ALUNOS DO COLÉGIO DOM ORIONE E DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA TEKATOR (TOCANTINÓPOLIS-TO)
Palavras-chave:
Interculturalidade, culturas indígenas, PiBIDResumo
O presente artigo relata uma experiência pedagógica realizada pelo PIBID de Ciências Sociais (UFT Tocantinópolis), chamada de “troca de cartas”. O objetivo principal foi desenvolver um encontro intercultural entre alunos do ensino médio de duas diferentes escolas campo do referido subprojeto do PIBID: o Colégio Dom Orione e Escola Indígena Tekator. Por meio da valorização e do (re) conhecimento da diversidade, presente nos diálogos entre esses alunos, pudemos trabalhar, de forma inovadora, temas clássicos relacionados ao ensino de sociologia, como cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, entre outros.
Referências
FREIRE, José Ribamar Bessa. 2002. Cinco ideias equivocadas sobre o índio. In: Cenesch: Revista do Centro de Estudos do Comportamento Humano, Manaus, v. 1, p. 17-33.
GONÇALVES, José R. Santos. 1981. A luta pela identidade social: o caso das relações entre índios e brancos no Brasil Central. Rio de Janeiro-RJ. Dissertação de mestrado: UFRJ-Museu Nacional, 139 p. (Dissertação de Mestrado).
RADECK, Ereni. 2009. Interculturalidade e Educação Popular: Uma Reflexão com base em autores Alemães e Brasileiros. In: Anais do IX Congresso nacional de educação. Curitiba: PUC-PR, pág. 9794-9803.
NELSON, Dacio Tomazi. 2010. Sociologia para Ensino Médio. 2.ed. São Paulo: Saraiva.
TRAVALHA, Marcia Antônia; BARROS, Maria do Rozário Starling. 2013. Português: Linguagens em Conexão. São Paulo: Leya.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.