PIBID DE HISTÓRIA UFT ARAGUAÍNA: UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO
Palavras-chave:
Pibid, Formação de professores de História, Conhecimentos pedagógicos de conteúdoResumo
O presente trabalho tem como finalidade compreender como é o processo de construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na visão dos bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de História, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína. Em uma perspectiva qualitativa, buscou-se compreender como esse processo é construído a partir dos fundamentos de Lee Shulman, Maria da Graça Mizukami e Selva Guimarães Fonseca, que possibilitaram a análise de um questionário aplicado, a fim de identificar como os bolsistas percebem a importância desse saber docente. Os resultados evidenciaram que os bolsistas estão construindo tal saber e reconheceram a sua importância na formação, enquanto futuros professores. A pesquisa indicou ainda que essa construção se deve muito ao Pibid, por sua significativa contribuição no processo de formação de docentes críticos de sua prática. O Pibid tem estreitado laços entre a escola e a universidade e isso enriquece muito os envolvidos pela oportunidade de vivenciarem seu futuro campo de trabalho, a escola.
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