Violência no cotidiano: ditadura militar, escrita e resistência em Os homens dos pés redondos, de Antônio Torres
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.4026Palavras-chave:
Antônio Torres; Censura; Ditadura Militar; Literatura Brasileira; Violência do Estado.Resumo
Este artigo analisa o romance Os homens dos pés redondos (1973), do escritor Antônio Torres, que possui enredo com passagens críticas alusivas a governos ditatoriais e a crimes cometidos por sistemas repressivos, o que caracteriza esse romance como uma literatura arquivo de ditadura. Com base na ficção, apontamos marcas da repressão no cotidiano da personagen cidadão comum e demonstramos as configurações realizadas pelo escritor para registrar, através da arte-palavra, enfrentamento artístico aos regime de exceção. Ao final, deixamos claro que o romance de Torres propõe reflexões, comprova possibilidades de representação da história através do literário e ilumina a importância da literatura como instrumento de resistência simbólica frente a regimes antidemocráticos e as suas diversas formas de opressão.
Referências
ACOSTA, Vladimir. Animales e Imaginario: la zoología maravillosa medieval. Universidad Central de Venezuela, Dirección de cultura, Caracas, 1995.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
CHAVES, Vânia Pinheiro. Um novo sertão na literatura brasileira. Posfácio In: TORRES, A. 29 ed. Rio de Janeiro: Record, 2018.
CHEVALIER, Jean-Claude; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
FIGUEIREDO, Eurídice. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
GINZBURG, JAIME. Escritas da tortura. Diálogos Latino-americanos, n 3, Universidade de Aahurs, 2001.
MAIA, Juarez. Brasil ainda reflete consequências do Golpe de 64. Jornal UFG, Goiás, 14 de mar. de 2014. Disponível em: https://jornal.ufg.br/n/67803-brasil-ainda-reflete-consequencias-do-golpe-de-1964. Acesso em: 30 set. 2022.
MAGRI, Milena. Memória, rastros e ditadura militar brasileira em Bernardo Carvalho. Revista Olho D’Agua. Unesp. n.6 (1), Jan-Jul, São José do Rio Preto, 2014.
MANIQUE, Antonio. Junot e as influências francesas na reforma da administração pública em Portugal – O papel dos corregedores-mores - Ler História, 60 – Santarém – Portugal, 2011.
TORRES, Antônio. Os homens dos pés redondos. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.
TORRES, Antônio. Um cão uivando para a lua. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
TORRES, Antônio. Essa Terra. 1a. edição Bestbolso. Rio de Janeiro: Record, 2008.
TORRES, Antônio. Essa Terra. 24a. edição. Rio de Janeiro: Record, 2012.
TORRES, Antônio. Entrevista concedida a Vanusia Amorim Pereira dos Santos. Maceió, Outubro de 2020.
TORRES, Antônio. Entrevista concedida a Vanusia Amorim Pereira dos Santos. Fórum Literatura Brasileira Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 13, nº 25, pp. 181-98, jun. 2021.
VIEIRA, Luis. Os homens dos pés redondos. Suplemento Literário Minas Gerais. Belo Horizonte, 29 Jun 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).