REPRESENTAÇÕES DO MAL E DA INOCÊNCIA
QUATRO OBRAS LITERÁRIAS E SUAS TRADUÇÕES PARA O CINEMA
DOI :
https://doi.org/10.20873.24218Résumé
O texto discute de que maneira quatro obras do horror, influentes tanto no cinema quanto na literatura (A Inocente Face do Terror, filme de Robert Mulligan e romance de Thomas Tryon; A Profecia, filme de Richard Donner e romance de David Seltzer; O Bebê de Rosemary, filme de Roman Polanski e romance de Ira Levin; e O Exorcista, filme de William Friedkin e romance de Willian Peter Blatty), conjugam elementos relacionados ao "Mal” e à “inocência” no cerne de suas narrativas. A relação primeiro se volta para como esses elementos podem ser observados em cada caso específico, e depois cuida das representações recorrentes em todas as narrativas (a inocência e o Mal, a criança e o Diabo). Além disso, são levados em conta estudos históricos que se encaixam no tema, pois essa área auxilia na compreensão geral do poder disruptivo das narrativas em pauta e como os simbolismos presentes em cada uma delas é único à sua maneira. Assim sendo, é discutida a linguagem de quatro obras cinematográficas, bem como um diálogo delas com os textos literários que as inspiraram - visando, portanto, compreender também como se deu a transposição entre mídias através do viés comparativo.
Références
A INOCENTE Face do Terror. Direção de Robert Mulligan. Produção de Robert Mulligan. Estados Unidos: Benchmark, Rem e Twentieth Century Fox, 1972. 1 DVD (108min.).
A PROFECIA. Direção de Richard Donner. Produção de Harvey Bernhard. Inglaterra, Israel e Itália: Twentieth Century Fox, 1976. 1 DVD (111min.).
AUMONT, Jacques et al. A Estética do Filme. Tradução: Mariana Appenzeller. Edição: 9ª edição. Campinas, Brasil: Papirus Editora, 2012.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Tradução: Estela dos Santos Abreu e Cláudio Cesar Santoro. Edição: 16ª edição. Campinas, Brasil: Papirus Editora, 2020.
BAZIN, André. O que é o cinema? Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. Edição: 1ª edição. São Paulo, Brasil: Ubu Editora, 2018.
BLATTY, William Peter. O Exorcista. Tradução: Carolina Caires Coelho. Edição: 1ª edição. Rio de Janeiro, Brasil: Editora HarperCollins, 2020.
CARROLL, Nöel. The Philosophy of Horror, or Paradoxes of the Heart. Edição: 1ª edição. Nova Iorque, Estados Unidos: Routledge, 1990.
HENDRIX, Grady. Paperbacks from Hell: The Twisted History of '70s and '80s Horror Fiction. Edição: 1ª edição ilustrada. Filadélfia, Estados Unidos: Quirk Books, 2017.
LEVIN, Ira. O Bebê de Rosemary. Tradução: André Pereira da Costa. Edição: 1ª edição. Barueri, Brasil: Editora Amarilys, 2014.
O BEBÊ de Rosemary. Direção de Roman Polanski. Produção de William Castle. Estados Unidos: William Castle Productions, 1968. 1 DVD (137min.).
O EXORCISTA. Direção de William Friedkin. Produção de William Peter Blatty. Estados Unidos e Iraque: Hoya Productions, 1973. 1 DVD (122min.).
SELTZER, David. A Profecia. Tradução: Alexandre Callari. Edição: 1ª edição. São Paulo, Brasil: Editora Pipoca e Nanquim, 2020.
TRYON, Thomas. A Inocente Face do Terror. Tradução: Giu Alonso. Edição: edição especial da Escotilha. São Paulo, Brasil: Editora Escotilha, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).