Orides Fontela e Gilka Machado: estesias da alma e do corpo

Auteurs-es

  • Eduardo de Lima Beserra Universidade Federal de Alagoas
  • Caroline Buratti David Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Résumé

O objetivo central deste trabalho é aproximar as poéticas de Orides Fontela e Gilka Machado. Para isso, em função da condição de inacabamento que a poesia assume e dos diálogos que estabelece com outras formas de comunicar o mundo e o humano ser, acionamos os estudos de Mikhail Bakhtin (2020), Joseph Campbell (2007), Octavio Paz (1995), entre outros estudiosos que nos auxiliam no descortinar das sutilezas das poéticas cotejadas neste esforço. Da obra de Orides, elegemos os poemas “Errância” e “Iniciação”, ambos integrantes do livro Rosácea (1986); quanto à de Gilka, elencamos “Sensual” e “Ser mulher”, presentes na obra Cristais partidos (1915). Para além do ensejo principal deste estudo, tencionamos trazer para os debates literários de nossos tempos a poesia de duas autoras dissidentes, disfóricas e distantes do grande público e que cujas obras se espraiam sobre as questões mais sutis da existência, da alma e do corpo. As duas poetas aqui apreciadas se comunicam por abarcarem as delicadezas do espírito e do corpo pulsante. Orides Fontela, em diálogo constante com a filosofia, erige nos terrenos da poesia as nuances da existência; Gilka Machado, em tom confessional e experiencial, agita nos versos de sua obra os impasses que afetam o feminino nas engrenagens de uma conjuntura social, imperiosamente, patriarcal.

Bibliographies de l'auteur-e

Eduardo de Lima Beserra, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL-UFAL)

Caroline Buratti David , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestrando em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Références

Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2020.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª. Ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BORGES, Jaqueline Ferreira. A liberdade política e artística em Gilka Machado: uma questão de autoria. Opiniães, São Paulo, n. 18, p. 94-115, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2020.181388. Disponível em: http://www.re-vistas.usp.br/opiniaes/article/view/181388. Acesso em 30 de set. de 2021.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2007.

FONTELA, Orides. Poesia completa. São Paulo: Hedra, 2015.

MACHADO, Gilka. Poesia completa. São Paulo: Demônio Negro, 2017.

PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira. Sob os braços e as liras de Eros: uma análise da poética de Gilka Machado à luz da crítica literária. Revista Água Viva. ISSN, v. 1678, 2019, p. 7471.

PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Trad. José Bento. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995.

PINHEIRO, Maria do Socorro. O Imaginário erótico na poesia de Gilka Machado. Téssera, v. 1, n. 2, p. 105-119, 2019.

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Publié-e

2021-12-16

Comment citer

de Lima Beserra, E., & David , C. B. . (2021). Orides Fontela e Gilka Machado: estesias da alma e do corpo . Porto Das Letras, 8(1), 196–207. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13264