A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Wesley Mateus Dias Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Variação Linguística, Sociolinguística Educacional, Livro Didático

Resumen

O livro didático tem um importante papel na educação brasileira, pois, na maioria das vezes, é o principal material didático utilizado pelos professores de língua portuguesa em sala de aula. Posto isso, Documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), norteiam o ensino-aprendizagem de língua portuguesa e destacam a importância da inserção da variação linguística no trabalho com a língua, devido à heterogeneidade do português brasileiro. Por esta razão, muitos livros didáticos abordam o tema da variação, porém, em alguns, ainda há inconsistências em relação à variação e, sua abordagem se dá, em muitos casos, apenas para cumprir as exigências de programas governamentais, como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que acabam não se preocupando com o aprendizado e a reflexão que se podem gerar em sala de aula, deixando a cargo do professor aprofundar mais o assunto. Assim, nosso objetivo, neste trabalho, é analisar como ocorre o tratamento da variação linguística, em livros didáticos de língua portuguesa, no ensino médio. Para isso, usaremos a coletânea Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien (2016), destinada ao Ensino Médio, baseando-nos estudos sociolinguísticos educacionais, para então, perceber se há uma regularidade no trabalho com as variações ou apenas limita-se a mera identificação das variedades.

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Publicado

2020-10-13

Cómo citar

Dias, W. M. (2020). A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO. Porto Das Letras, 6(3), 297–315. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9887