Lavour'Arcaica: Imaginário, Tradição e Conflito em uma Representação

Autores

  • Matheus Silva Falcão Universidade Federal do Tocantins
  • Rodrigo Poreli Moura Bueno Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o filme Lavour’Arcaica (Luís Fernando Carvalho, 2001), concebido do romance homônimo de Raduan Nassar (1975), e a partir disso extrair elementos que nos possibilitarão enxergar o mesmo como uma representação de um imaginário religioso híbrido, amalgamado a partir da junção do islamismo e do cristianismo, característica própria da cultura sírio-libanesa à qual Nassar estaria inserido. Também será feita uma discussão relativa à problemática das adaptações fílmicas de obras literárias, por vezes vistas como inferiores ou de menor envergadura e importância quando comparadas às narrativas literárias, levando em conta a especificidade de cada uma e não a sua identicidade em todos os sentidos, propostas e formatos. Procuraremos apontar alguns autores e suas respectivas obras que conceituam de formas distintas o que seria imaginário em diferentes áreas científicas, endossando, portanto o olhar sobre as obras literária e fílmica aqui expostas a partir do seu caráter autônomo e particular.

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Publicado

2018-01-28

Como Citar

Falcão, M. S., & Bueno, R. P. M. (2018). Lavour’Arcaica: Imaginário, Tradição e Conflito em uma Representação. Porto Das Letras, 3(2), 141–153. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4656

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