Transcrição gráfica

desafios e possibilidades

Autores/as

Resumen

Realizar transcrição gráfica de textos orais é um desafio para a maioria dos estudiosos da linguagem, porque cada corpus pode demandar uma metodologia específica, assim como recursos computacionais que possam auxiliar nesse processo. Este texto apresenta algumas ferramentas computacionais para se realizar a conversão da modalidade oral à escrita e fornece subsídios basilares para que pesquisadores de diferentes áreas possam conhecer e selecionar o melhor método para os seus estudos. Nesse sentido, descrevemos três programas que têm auxiliado o desenvolvimento de pesquisas com fontes orais por parte do nosso grupo de pesquisa. Paula (2010), Ramilo e Freitas (2001) Labov (1983) e Du Bois (1991) apresentam reflexões para a elaboração de metodologia de transcrição gráfica, respeitando-se a fala e o seu enunciador. Os resultados apontam que, embora o pesquisador lance mão dessas ferramentas computacionais, o comprometimento do pesquisador em revisar a transcrição ainda é imprescindível, pois se uma fala é sobreposta, por exemplo, dificilmente a ferramenta auxiliará com a transcrição de todas as falas.

Citas

Autor 1: Luana DUARTE SILVA ; INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Catalão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Instituto de Estudos da Linguagem, Catalão, Brasil; ORCID: 0000-0002-3926-1684; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (PPGEL/UFCAT); Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (PPGEL/UFCAT); Especialista em Leitura e Produção de texto pela Universidade Federal de Goiás (UFG); email: luana_duarte@ufcat.edu.br.

Autor 2: Maiune de Oliveira SILVA ; INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Catalão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Instituto de Estudos da Linguagem, Catalão, Brasil; ORCID: 0000-0002-8498-9420; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (PPGEL/UFCAT); Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (PPGEL/UFCAT); email: maiune20@gmail.com.

Autor 3: Vanessa Regina Duarte XAVIER ; INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Catalão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Instituto de Estudos da Linguagem, Catalão, Brasil; ORCID: 0000-0001-6718-2361; Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de São Paulo (USP); Docente adjunto do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma universidade (PPGEL/UFCAT); email: vrdxavier@gmail.com.

INFORMAÇÕES SUPLEMENTARES
 Contribuição de cada autor:
I. DUARTE SILVA: concepção e planejamento do estudo; análise dos dados e revisão;
II. SILVA: análise dos dados e revisão crítica;
III. XAVIER: análise dos dados e revisão crítica;

Publicado

2021-12-16

Cómo citar

Duarte Silva, L., de Oliveira Silva, M. ., & Duarte Xavier, V. R. (2021). Transcrição gráfica: desafios e possibilidades. Porto Das Letras, 8(1), 129–143. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13184