Histórias, lutas e resistências pela educação escolar indígena
um olhar sobre a escola Tekahayne do povo Shanenawa
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.sl.14Keywords:
Educação Indígena, Histórias, Lutas, Resistências, Povo Shanenawa, EscolaAbstract
This paper is about the histories, the processes of struggle and the resistance that the Shanenawa people went through to have the right to indigenous education in their territory and, more particularly, to a school in the Morada Nova Village of the Katukina/Kaxinawa Indigenous Land in the Feijó City/Acre. Through methodological procedures of qualitative-based research with interview techniques, the general objective of this article was developed, which is to analyze the traits referring to the stories, struggles and forms of resistance for the development of indigenous education in the Shanenawa context until the emergence of the Tekahayne school. Some results of the basic research of this work show that awareness about indigenous education in Shanenawa territory occurred through the valorization of cultural knowledge produced by the indigenous elders of the people who, through new generations, built new understandings about what education and , in this sense, produced knowledge in the Shanenawa context that was fundamental for the development of the Tekahayne school in the Morada Nova village in the aforementioned Indigenous Land.
References
BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
BARROS, Edir. Reflexões sobre a educação escolar indígena na conjuntura atual. In: MATO GROSSO. Secretaria de Estado da Educação. Urucum, jenipapo e giz: a educação escolar indígena em debate. Cuiabá: Entrelinhas, 1997.
BARBOSA, Edilene Machado. Os saberes das parteiras e das mulheres pajés na aldeia Morada Nova do povo Shanenawa (Terra Indígena Katukina/Kaxinawá) em Feijó/AC: linguagens e produções identitárias. 2022, 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade) – Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade. Rio Branco, 2022.
BARBOSA (PAKAKURU), Edilene Machado; SHANENAWA (PURUMÃ), Eldo Carlos Gomes Barbosa; SOUZA, Shelton Lima. Matxu e Atsa: produção de sentidos sobre alimentação Shanenawa na aldeia Morada Nova na Terra Indígena Katukina/Kaxinawa. Jamaxi, v. 7, n. 2, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/7669. Acesso em: 1 jul. 2024.
FALCÃO, Francisco Charles Fernandes. Projeto político-pedagógico Shanenawa: saberes, fazeres e práticas discursivas. 2019. 135 folhas. Mestrado (Dissertação) – Universidade Federal do Acre, Programa de Pós- Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, Rio Branco, 2019.
KRENAK, Ailton. Ideia para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SHANENAWA, Eldo Carlos Gomes Barbosa. “Os mais novos não falam o Nuke Tsãy, querem ser não indígenas”: usos linguísticos e possibilidades de (re)existência linguísticas do povo Shanenawa da terra Indígena Katukina/Kaxinawa (Aldeia Morada Nova). 2022, 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade) – Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade. Rio Branco, 2022.
SHANENAWA, Maria Abijicélia Brandão da Silva. Saberes, trajetórias e práticas pedagógicas de professoras Shanenawa. 2024, 82 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade) – Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade. Rio Branco, 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).