A MÚSICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.20873/porletras/13Keywords:
Aprendizado; Ensino; Língua inglesa; Gênero música.Abstract
This article addresses the importance of the music genre for teaching and learning the English language. As teachers working in the classroom, the following problem was developed: What are the contributions of the music genre to the teaching and learning of the English language? Its general objective is to analyze the importance of the music genre as a facilitating resource in teaching and learning the English language. As specific objectives, it seeks to understand how the English language is inserted in the school environment, to discuss what theoretical studies present about the music genre, as a tool for teaching and learning, and to observe how the music genre can be explored in English language classes. It is characterized as bibliographic review research, based on the reading and selection of articles considered relevant to this study. As a result, the teacher can relate music to culture and grammar content. For students, music can make them feel motivated, develop oral comprehension and speaking, learn new words, increase criticality and improve pronunciation.
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BECHTOLD, Ivan; BECKER, Fabiana Dalila; LUSA, Vânia Cristina Marcon da Rocha; BONIN, Joel Cezar. É possível ensinar inglês com música? Uma reflexão sobre música e aprendizagem. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 20, n. 3, p. 181-195, 23 nov. 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7203/5095. Acesso em: 21 jun. 2024.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/450/1/01d14t07.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.
BÜRMAN, Marta Gil et al. Explotación multimidia de las canciones en clase de E/LE. In: Seminario de dificultades específicas de la enseñanza del español e lusohablantes. 2002, São Paulo. Anais… São Paulo, 2002. p. 84-89.
CARTER, Ronald; NUNAN, David. The Cambridge guide to teaching English to speakers of other languages. 12th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
FERNANDES, Meirilene Alves; FELICETTI, Vera Lucia; SZEZECINSKI, Antonio Filipe Maciel. Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica. Comunicação & Educação, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 1, p. 69–81, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p69-81. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378. Acesso em: 11 jun. 2024.
FERRAZ, Monica. Ensino de língua inglesa com música. Revista Eletrônica Pro-Docência/UEL, Londrina, v. 1, n. 3, p. 109-116, jan./jun. 2013. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume3/AUDI%20e%20FERRAZ.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
FIAMONCINI, Luciana. Habilidades em língua inglesa I. Indaial: UNIASSELVI, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/hp/Downloads/toaz.info-habilidades-em-lingua-inglesa-i-pr_fd64edba39690bcaf25ccc777b989500.pdf. Acesso em: 20 maio 2024.
FIGUEREDO, Carla Janaína. O falante nativo de inglês versus o falante não-nativo: representações e percepções em uma sala de aula de inglês. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 14. n. 1, jan./jun., 2011, p. 67-92. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15382. Disponível em: https://periodicos-old.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15382 Acesso em: 11 jun. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOBBI, Deise. A música enquanto estratégia de aprendizagem no ensino de língua
Inglesa. Mestrado interinstitucional em estudos da linguagem. Universidade de Caxias do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/3066. Acesso em: 20 maio 2024.
HOLDEN, Susan; ROGERS, Mickey. O ensino da língua inglesa. 2. ed. rev. São Paulo: SBS, 2002.
LIMA, Luciano Rodrigues. O uso de canções no ensino de inglês como língua estrangeira: a questão cultural. In: MOTA, Kátia; SCHEYERL, Denise. (Org.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Salvador: EDUFBA, 2004. p. 173-192.
MALVEZZI, Karina Falcioni. O ensino de língua estrangeira na educação básica brasileira: Novos caminhos. Curitiba, XIII Educere, 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/o-ensino-de-lingua-estrangeira-na-educaao-basica-brasileira-novos-caminhos. Acesso em: 22 jun. 2024.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.
MOREIRA, Ana Cláudia; SANTOS, Halinna; COELHO, Irene. A música na sala de aula - a música como recurso didático. Unisanta Humanitas, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2014. Disponível em: http://periodicos.unisanta.br/index.php/hum/article/download/273/274. Acesso em: 20 maio de 2024.
MURPHEY, Tim. Music & Song. New York: Oxford University Press, 1992.
PAIVA, Vera Lucia Menezes. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa. In: STEVENS, Cristina Maria Teixeira; CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti. Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: UnB, 2003. p.53-84
PEDREIRO, Silvana. Ensino de línguas estrangeiras – métodos e seus princípios. Especialize Revista On-line, p. 1-14, jan. 2013. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/187968375/Ensino-de-linguas-estrangeiras-metodos-e-seus-principios-pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.
PENNA, Maura. Apre(e)ndendo músicas: na vida e nas escolas. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, n. 9, p. 71-79, set. 2003. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed9/revista9_artigo7.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.
PRESTES, Nadja Hermann. A razão, a teoria crítica e a educação. In: PUCCI, Bruno (Org.). Teoria crítica e educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
PROENÇA, Marcelo Hipólito; FUINI, Lucas Labigalini. Música e pensamento crítico nas aulas de língua inglesa na educação profissional e tecnológica. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.25142. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25142. Acesso em: 11 jun. 2024.
SANTOS, Teresa Aleixo Almeida. O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1.° ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico. Universidade do Algarve, 2020.
SCHOEPP, Kevin. Reasons for Using Songs in the ESL/EFL Classroom. In: The Internet TESL Journal, vol. VII, n. 2, 2001. Disponível em: http://iteslj.org/Articles/Schoepp-Songs.html. Acesso em: 12 dez. 2023.
SOUZA, Drielle Caroline Izaias Juvino. A música como recurso de ensino-aprendizagem da língua inglesa nos livros didáticos. Porto das Letras, v. 8, p. 291-309, 2022.
VICENTINI, Cristina Teixeira; BASSO, Rosângela Aparecida Alves. O ensino de inglês através da música. Paraná, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2293-8.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.
XAVIER, Tarcizio Lopes. A música como recurso didático nas aulas de língua inglesa: um relato de experiência. Anais V CONEDU… Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46044. Acesso em: 21 jun. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).