A MÚSICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Authors

  • Andrei Zandoná Bollis Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó https://orcid.org/0009-0003-7745-7754
  • Leonel Piovezana Community University of Chapecó Region - Unochapecó [https://ror.org/00crnyv53]
  • Kamila Fiore Zanoello Community University of Chapecó Region - Unochapecó [https://ror.org/00crnyv53]
  • Rosane Natalina Meneghetti Community University of Chapecó Region - Unochapecó [https://ror.org/00crnyv53]

DOI:

https://doi.org/10.20873/porletras/13

Keywords:

Aprendizado; Ensino; Língua inglesa; Gênero música.

Abstract

This article addresses the importance of the music genre for teaching and learning the English language. As teachers working in the classroom, the following problem was developed: What are the contributions of the music genre to the teaching and learning of the English language? Its general objective is to analyze the importance of the music genre as a facilitating resource in teaching and learning the English language. As specific objectives, it seeks to understand how the English language is inserted in the school environment, to discuss what theoretical studies present about the music genre, as a tool for teaching and learning, and to observe how the music genre can be explored in English language classes. It is characterized as bibliographic review research, based on the reading and selection of articles considered relevant to this study. As a result, the teacher can relate music to culture and grammar content. For students, music can make them feel motivated, develop oral comprehension and speaking, learn new words, increase criticality and improve pronunciation.

Author Biographies

Andrei Zandoná Bollis, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó (2023-2025). Pós-graduação no Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2020). Graduação em Letras - Português e Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó (2018). Professor de Inglês na escola Lifelike Idiomas desde 2018. Estágio extra-curricular pela prefeitura municipal de Seara entre 2015 e 2017. Membro do grupo de pesquisa SULEAR da Unochapecó. Projeto de pesquisa da dissertação: Percepções de docentes e discentes em relação ao processo de desenvolvimento do speaking no ensino-aprendizagem da língua inglesa. ODS 4 Educação de qualidade. Linha de pesquisa: Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva.

Leonel Piovezana, Community University of Chapecó Region - Unochapecó [https://ror.org/00crnyv53]

Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Salamanca - Espanha. Doutor em Desenvolvimento Regional com a Tese intitulada: Território Kaingang na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul - Territorialidades em confronto (UNISC, 2010) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000) Dissertação: Educação e Cultura na Terra Indígena Xapecó. Professor da educação básica na rede pública do Estado de Santa Catarina de 1982 a 2006. Possui graduação em História e Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984), especialização em História e Geografia pela UFSC Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da região de Chapecó do Programas de Mestrado em Educação da Unochapecó, autor dos projetos e coordenador desde 2009 até janeiro de 2014 dos cursos de Licenciaturas Intercultural Indígena, vem atuando como docente desses cursos. Tem experiência na área de História e Geografia, com ênfase em Teoria do Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, espaço social, plano diretor municipal, meio ambiente, educação escolar indígena, educação superior indígena, cultura e Monitoramento das interferências sobre as populações indígenas da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e PDI - Plano de desenvolvimento Institucional. Membro da Proposta Curricular do Estado de SC 1991 e 1998/2005 e consultor para atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014 sobre a educação indígena. Foi Coordenador da Licenciatura em Ciências da Religião de 2014 a 2018 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Unochapecó 2016 a 2018. Foi coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER - Gestão Biênio 2014 a 2016. Especialista da Base Nacional Comum Curricular 2014-2016. Nos anos de 2018 e 2019 atua como Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó.

Kamila Fiore Zanoello, Community University of Chapecó Region - Unochapecó [https://ror.org/00crnyv53]

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó(2019).

Rosane Natalina Meneghetti, Community University of Chapecó Region - Unochapecó [https://ror.org/00crnyv53]

Licenciada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas; especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); mestra em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi coordenadora da Argos Editora da Unochapecó; Coordenadora do Curso de Letras da Unochapecó ; Coordenadora do Curso de Letras PARFOR da Unochapecó; Coordenadora institucional e de gestão do PIBID/CAPES na Unochapecó; Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em tradução em língua estrangeira da Unochapecó; Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em ensino de língua inglesa da Unochapecó. Atualmente é doutoranda em Estudos Línguísticos na Universidade Federal da Fronteira Sul. É professora titular da Unochapecó e assessora de relações nacionais e internacionais da Unochapecó. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino de Língua Inglesa e Literatura e Tradução; tem se dedicado ao estudo de português como língua estrangeira com socialização de estudos em diversos países, entre eles, na Universidad Nacional - Costa Rica, University of Helsinki - Finlândia; Kings College - Inglaterra; Universidad de Salamanca - Espanha; Institución Universitaria Americana - Colômbia; Instituto Politécnico de Santarém - Portugal.

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Published

2025-03-01

How to Cite

Zandoná Bollis, A., Piovezana, L., Fiore Zanoello, K., & Natalina Meneghetti, R. (2025). A MÚSICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. Porto Das Letras, 11(1), 291–308. https://doi.org/10.20873/porletras/13