O Primeiro Congresso da Língua Nacional Cantada:

Uma página esquecida na história da linguística

Autores

  • Luciano Monteiro Universidade Federal Fluminense/Doutorando

Palavras-chave:

história das ideias linguísticas; historiografia da Linguística; padronização linguística; identidade linguística; Mário de Andrade.

Resumo

​Este artigo discute o status pré-científico atribuído ​ao ​Primeiro ​Congresso da Língua Nacional Cantada​.​ O evento ocorreu em julho de 1937 e teve como objetivo estabelecer um padrão “culto” de pronúncia​ ​a ser utilizado no canto​ erudito, no teatro e ​na recitação. ​Procuro situar a iniciativa no plano político e institucional, relacioná-la ao contexto intelectual do período e inscrevê-la no quadro da história da(s ideias) linguística(s) no Brasil. Mostro que o interesse pela investigação da realidade nacional e a valorização da fala como principal matriz da identidade linguística brasileira determinaram a preferência pela abordagem histórico-comparativa, em detrimento da filologia clássica, e a integração da dialetologia à agenda de pesquisa da área. E discuto a marginalização do ​Congresso da Língua Nacional Cantada e do conjunto das pesquisas linguísticas desenvolvidas na época, examinando os critérios de cientificidade que passaram a orientar a visão dos linguistas sobre a história de sua disciplina desde a introdução da linguística estrutural nas universidades brasileiras.

Referências

ANAIS DO PRIMEIRO CONGRESSO DA LÍNGUA NACIONAL CANTADA. São Paulo: Departamento de Cultura, 1938.
ALTMAN, Maria Cristina Salles. A pesquisa linguística no Brasil (1968-1988). São Paulo: Humanitas, 2004.
AMARAL, Amadeu. O Dialeto Caipira. São Paulo: O Livro, 1920.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1962.
AUROUX, Sylvain. A questão da origem das línguas, seguido de A historicidade das ciências. Campinas: RG, 2008.
BITENCOURT, Daiane Rodrigues de Oliveira. Uma análise dos sentidos de língua e falantes em dicionários regionais. Revista do Sell, v. 6, n. 3, 30 dez. 2017. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/2491>. Acesso em: 24 fev. 2020.
BOMENY, Helena Maria Bousquet. Um poeta na política: Mário de Andrade, paixão e compromisso. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012.
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: história e contemporaneidade. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2010.
CANGUILHEM, Georges. O objeto da História das Ciências. Estudos de História e Filosofia das Ciências. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. p.1–16.
CARDOSO, Suzana Alice Marcelino. A dialectologia no Brasil: perspectivas. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 15, n. especial, p. 233–255, 1999.
CARMO, Laura Do. A voz do caipira em Amadeu Amaral. In: CARMO, Laura do; LIMA, Ivana Stolze (Org.). História social da língua nacional, vol. 1. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2008.
COLOMBAT, Bernard; FOURNIER, Jean-Marie; PUECH, Christian. Uma História das Ideias Linguísticas. São Paulo: Contexto, 2017.
KOERNER, Konrad. Quatro décadas de historiografia linguística: estudos selecionados. Vila Real: Centro de Estudos em Letras, Univ. de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2014.
MICELI, Sergio. Intelectuais à brasileira. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2001.
MOTTA, Marly da Silva. A Nação faz 100 anos: a questão nacional no centenário da Independência. Rio de Janeiro: CPDOC / FGV, 1992.
OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é patrimônio: um guia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Editora FGV, 2015.
PINTO, Edith Pimentel (Org.). O Português do Brasil: textos críticos e teóricos vol. 2: 1920-1945 – Fontes para a teoria e a história. São Paulo / Rio de Janeiro: EdUSP / Livros Técnicos e Científicos, 1981.
PONTES, Heloisa. Entrevista com Antonio Candido. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n. 47, p. 5–30, out. 2001.

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

Monteiro, L. (2020). O Primeiro Congresso da Língua Nacional Cantada:: Uma página esquecida na história da linguística. Porto Das Letras, 6(5), 245–271. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/10180

Edição

Seção

História das Ideias Linguísticas