PALAVRAS CRUZADAS: DIÁLOGOS ENTRE MEMÓRIA, LITERATURA E HISTÓRIA

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.4020

Abstract

A relação entre História e Literatura vem sendo estudada há milênios, visto suas várias afinidades. Em vista disso, o presente artigo se propõe a analisar o entrecruzamento dessas áreas em duas principais obras, todas de ficção, sendo elas Palavras cruzadas, de Guiomar Grammont (2015) e O cabo de guerra, de Ivone Benedetti (2016). Tal estudo foi feito a partir do arcabouço teórico de três principais historiadores e filósofos, sendo eles José Carlos Reis (2010), Yvan Lamonde (2007) e Paul Ricoeur (1994). Dessa forma, pudemos destacar a importância da literatura para o entendimento histórico e preenchimento de lacunas até então negligenciadas. 

Autor/innen-Biografien

Rafaela Pedroso de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

É graduada em Letras Português/Inglês, habilitada nas duas línguas e suas respectivas literaturas, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2022). Atualmente é mestranda em Letras, pela FURG, na área de História da Literatura. É integrante do projeto de pesquisa "Lá e de Volta Outra Vez: Uma Historiografia do Romance de Fantasia na Literatura Infantil e Juvenil de Língua Inglesa", com orientação do Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch. Foi professora de Língua Portuguesa pelo projeto Programa Residência Pedagógica (2020-2022) e de Língua Inglesa pelo projeto Programa Institucional de bolsa de Iniciação a docência (2015-2018). 

Luciana Paiva Coronel, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP/2004), pós-doutora junto à Università degli Studi di Genova (Itália- 2014/15), com a supervisão de Roberto Francavilla (bolsista CAPES) e junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG- 2020/21), com a supervisão de Maria Zilda Cury. Vice-líder do grupo de pesquisa Poéticas e políticas da memória (CNPq), membro do grupo Espaços da Literatura Contemporânea (CNPq) e do GT Literatura Brasileira Contemporânea da ANPOLL. Professora da área de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração História da Literatura. Defende o acesso do ensino, das artes e da ciência a grupos politicamente minoritários, como pessoas imigrantes e refugiadas, oriundas de classes sociais menos favorecidas, PCDs e neurodivergentes, com identidade de gênero ou orientação sexual não normativa ou pertencentes a grupos étnico-raciais que são alvos de violência.Tem experiência nas áreas de História e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira contemporânea, literatura de periferia, vozes marginais, escritos do cárcere, literatura e ditadura.

Literaturhinweise

BEAUVOIR, Simone De. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2008.

BENEDETTI, Ivone. Cabo de guerra. São Paulo: Boitempo, 2016.

GRAMMONT, Guiomar. Palavras cruzadas. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

LAMONDE, Yvan. Qual história nos contamos? Ficção literária e história. Cadernos Literários, Rio Grande, n. 1, 2007, 15 p.

REIS, José Carlos. O Desafio Historiográfico. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Campinas: Papirus, 1994.

Veröffentlicht

2024-12-22

Zitationsvorschlag

de Souza Mello, L., Pedroso de Oliveira, R., & Paiva Coronel, L. (2024). PALAVRAS CRUZADAS: DIÁLOGOS ENTRE MEMÓRIA, LITERATURA E HISTÓRIA. Porto Das Letras, 10(3), 381–391. https://doi.org/10.20873.24.4020