MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: O CASO DE UMA ESCOLA RURAL DO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

  • Evilmara Resende Casimiro UFT

Palavras-chave:

Motivação; Escola rural; Língua Inglesa; Tocantins.

Resumo

Os moradores da zona rural são muitas vezes estigmatizados por residirem em um local desprivilegiado em relação ao contexto urbano. As caracterizações desse ambiente e o contexto socioeconômico dos aprendizes têm grande influência no fator motivacional do aprendizado uma Língua Estrangeira. São indicados, muitas vezes, nos livros didáticos de língua inglesa uma linguagem e uma cultura diferente da utilizada em suas localidades de origem.  Este artigo tem como objetivo geral de analisar as crenças de alunos de Língua Inglesa em uma escola rural acerca de seu aprendizado. Em particular, verificar os fatores motivacionais (ou falta deles) em aprender a Língua Inglesa. Na metodologia de pesquisa quantitativo-qualitativa de campo, são levantadas informações sobre os aprendizes através de dois questionários. Dessa forma, a pesquisa procurou identificar as necessidades reais de aprendizado a partir da visão dos alunos e o que acreditam ser importante para o ensino de Língua Inglesa. Nosso trabalho fundamenta-se em Harmer (1985, 2009), Vygotsky (1993), Brown (2001) entre outros.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Casimiro, E. R. (2022). MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: O CASO DE UMA ESCOLA RURAL DO ESTADO DO TOCANTINS. Porto Das Letras, 8(4), 220–235. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9862