COMO VER O EU (CO-MOVER O OUTRO?)
CONCEITOS DE AUTOR EM MICHEL FOUCAULT E MIKHAIL BAKHTIN
DOI:
https://doi.org/10.20873/porletras/9Resumo
Mikhail Bakhtin e Michel Foucault são figuras invocadas para a discussão sobre o autor em teoria literária. Porém, as duas abordagens são distintas. Enquanto para Bakhtin o autor é um princípio estético, para Foucault ele é uma função. Este artigo reconstitui essas divergências, evidenciando que Bakhtin, diferentemente de Foucault, distingue aproveitamento estético de configuração biográfica, autor-criador de autor-pessoa. Localizo na forma como esses dois pensadores vêem o “outro” as distinções fundamentais de suas noções de autor. Se o “temor à subjetivação” faz de Foucault um pessimista em relação ao outro, em Bakhtin a noção de inter-ação entre duas consciências como base de todas as relações humanas realça a expectativa de boa-vontade com o outro. Desse modo, enquanto o conceito de autoria de Foucault resulta de uma busca por libertar o eu do outro que o subjuga (colocando-os em campos opostos), em Bakhtin o autor é antes uma busca por completar o eu no outro que o liberta (do solipsismo). Uma autoria, negativa, é do confronto; a outra, positiva, é do encontro.
Referências
ANTUNES, Irandé. Ir além dos elementos linguísticos do texto: um desafio para os interlocutores. In: ____. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola editorial, 2009. p. 75-90.
BAKHTIN, Mikhail. (V. N. Volochínov). Marxismo e filosofia de linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.
_____. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_____. Problemas da Poética de Dostoiévski. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? 6. ed. Trad. António Fernando Cascais. Lisboa: Nova Vega, 2006.
____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2001.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
MAIA, Antônio. Sobre a analítica do poder de Foucault. In: FALCÃO, Luís Felipe; SOUZA, Pedro de. Michel Foucault: perspectivas. Rio de Janeiro: Achiamé, 2005.
MIRANDA, José A. Bragança de; CASCAIS, António Fernando. Introdução. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? 6. ed. Trad. António Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. Lisboa: Nova Vega, 2006.
SOBRAL, Adail. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, Beth. (org). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 11-37.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).