Pandemias como acontecimento histórico-discursivo

um olhar sobre notas de repúdio acerca do combate à covid-19 no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Análise do discurso; Covid-19; Notas de repúdio; Pandemia.

Resumo

O propósito deste trabalho é abordar o acontecimento histórico-discursivo da pandemia de Covid-19 no Brasil e, diante da análise de notas de repúdio, evidenciar a formulação de discursos e políticas de descrédito de medidas que poderiam auxiliar na não circulação do vírus entre a população, no sentido de poder contribuir com o debate científico com a proposição de reflexões de um tema que ainda está em seu pleno desenvolvimento no curso da História da humanidade. Sendo assim, no intuito de empreender um gesto de análise, a partir da estratégia do governo brasileiro para o enfretamento da pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos como elementos de uma regularidade discursiva, buscaremos estabelecer reflexões em que o esfacelamento de determinados discursos de convívio social fica evidente, apontando para o empobrecimento do simbólico, e de onde é possível apreender, portanto, a materialização na linguagem de uma atitude perversa, uma vez que há a presença constante do desentendimento entre os homens e que indicam seu papel e seu valor na construção dos laços sociais.

Biografia do Autor

Luiz Augusto Ely, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Luiz Augusto Ely é aluno de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), área de concentração em Estudos Linguísticos, vinculado à linha de pesquisa Linguagem e Práticas Sociais e sob orientação da Profa. Dra. Lígia Negri. Atualmente, recebe bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

AMOSSY, R. Por uma análise discursiva e argumentativa da polêmica. Tradução Angela Maria da Silva Corrêa. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 13, p. 227-244, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1526. Acesso em: 21 jul. 2018.
BUTTURI JÚNIOR, A. Biopolítica, asfixia e pandemias no Brasil: sobre a AIDS e a covid-19. Revista Linguasagem, São Carlos, v. 35, n. 1, p. 98-118, set. 2020. Dossiê Discurso em tempos de pandemia. Disponível em: http://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/776. Acesso em: 14 dez. 2020.
HARARI, Y. N. Notas sobre a pandemia: e breves lições para o mundo pós-coronavírus. Tradução Odorico Leal. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LIMA, H. Discursos negacionistas disseminados em rede. Revista da ABRALIN, v. 19, n. 3, p. 389-408, dez. 2020. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1758. Acesso em: 08 jan. 2021.
MAINGUENEAU, D. Resposta ao medo. Revista Linguasagem, São Carlos, v. 35, n. 1, p. 1-17, set. 2020. Dossiê Discurso em tempos de pandemia. Disponível em: http://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/763. Acesso em: 14 dez. 2020.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Ely, L. A. (2021). Pandemias como acontecimento histórico-discursivo: um olhar sobre notas de repúdio acerca do combate à covid-19 no Brasil. Porto Das Letras, 7(2), 83–102. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11407

Edição

Seção

Discurso, doença, risco