Gestos desviantes entre o documentário e a ficção em dois filmes de Allan Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.20873-rpv10n1-28Palavras-chave:
Cinema brasileiro contemporâneo. Documentário. Ficção. Montagem.Resumo
A partir da observação de aspectos estéticos presentes na cena contemporânea do cinema brasileiro, enfocando as contaminações entre estratégias documentais e ficcionais, aponta-se para uma busca de novos horizontes de compreensão dessas fronteiras. O artigo examina essas questões em duas obras do cineasta carioca Allan Ribeiro: Esse amor que nos consome (2013) e Eu fui assistente do Eduardo Coutinho (2022).
Referências
ANDRIOLI, Wallace. Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho: imagens que sobram, imagens que retornam. Plano Aberto, 26 jan. 2024. Disponível em: https://www.planoaberto.com.br/critica/eu-fui-assistente-do-eduardo-coutinho/. Acesso em: 10 set. 2024.
BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: ANAIS DO 20° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá , 2011. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2011/trabalhos/a-performance-entre-o-vivido-e-o-imaginado?lang=pt-br. Acesso em: 17 set. 2024.
GUIMARÃES, Victor. O desvio pela ficção: contaminações no cinema brasileiro contemporâneo. Devires, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 58-77, 2013. Disponível em: https://bib44.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/157. Acesso em: 16 ago. 2024.
IKEDA, Marcelo. O “novíssimo cinema brasileiro”. Sinais de uma renovação. Cinémas d'Amérique latine, v. 1, n. 20, p.136-149, 2012. Disponível em: https://journals.openedition.org/cinelatino/597. Acesso em: 27 ago. 2024.
______________. O “cinema de garagem”, provisoriamente: notas sobre o contexto de
Renovação do cinema brasileiro a partir da virada do século. Aniki, v.5, n. 2, p. 457-479, 2018. Disponível em: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/394. Acesso em: 27 ago. 2024.
______________. Das garagens para o mundo: como uma jovem geração de artistas independentes transfor-mou o cinema brasileiro dos anos 2000. Porto Alegre: Sulina, 2024.
LIMA, Dellani; IKEDA, Marcelo. Cinema de garagem: um inventário afetivo sobre o
Jovem cinema brasileiro do século XXI. Belo Horizonte: SuburbanaCo, 2011.
LINS, Consuelo. Do espectador crítico ao espectador montador: Um dia na vida, de Eduardo
Coutinho. Devires, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 132-138, jul/dez 2011. Disponível em: https://bib44.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/320. Acesso em: 24 set. 2024.
_____________; REZENDE, Luiz Augusto; FRANÇA, Andréa. A noção de documento e a apropriação de imagens de arquivo no documentário ensaístico contemporâneo. Galáxia, São Paulo, n. 21, p. 54-67, jun. 2011a. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277211541_A_nocao_de_documento_e_a_apropriacao_de_imagens_de_arquivo_no_documentario_ensaistico_contemporaneo. Acesso em: 24 set. 2024.
MIGLIORIN, Cezar. Por um cinema pós-industrial: Notas para um debate. Cinética, fev. 2011. Disponível em: http://www.revistacinetica.com.br/cinemaposindustrial.htm. Acesso em: 27 set 2024.
ROCHA, Iomana. A gambiarra e o alegórico no cinema contemporâneo brasileiro. Arteriais, v.3, n.4, p. 60-67, 2017. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/view/4864. Aces-so em: 17 set 2024
SALDANHA, Gabriela Lopes. Desmontagem em Pacific e Doméstica: um estudo sobre uso da edição no do-cumentário pernambucano. Tese (Doutorado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11981. Acesso em: 03 set. 2024.
SILVA, Sabrina Tenório Luna da. Cinema de arquivo? O uso de imagens pré-existentes no documentário. Anais da 12ª Semana de cinema e audiovisual (SAU UEG) e 2ºEECABC - Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central, v.10, n.1, 2023. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/sau/article/view/15586. Acesso em: 24 set. 2024.
VALENTE, Eduardo; KOGAN, Lis. O que é o Novíssimo Cinema Brasileiro?. Novíssimo Cinema Brasileiro, 20 jul. 2009. Disponível em: http://novissimocinemabrasileiro.blogspot.com/2009/07/sessao-inaugural_19.html. Acesso em 21 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Gil Ikeda, Marcos Eduardo Mesquita Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.














