Gestos desviantes entre o documentário e a ficção em dois filmes de Allan Ribeiro

Autores

  • Marcelo Gil Ikeda UFCE
  • Marcos Eduardo Mesquita Oliveira UFCE

DOI:

https://doi.org/10.20873-rpv10n1-28

Palavras-chave:

Cinema brasileiro contemporâneo. Documentário. Ficção. Montagem.

Resumo

A partir da observação de aspectos estéticos presentes na cena contemporânea do cinema brasileiro, enfocando as contaminações entre estratégias documentais e ficcionais, aponta-se para uma busca de novos horizontes de compreensão dessas fronteiras. O artigo examina essas questões em duas obras do cineasta carioca Allan Ribeiro: Esse amor que nos consome (2013) e Eu fui assistente do Eduardo Coutinho (2022).

Referências

ANDRIOLI, Wallace. Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho: imagens que sobram, imagens que retornam. Plano Aberto, 26 jan. 2024. Disponível em: https://www.planoaberto.com.br/critica/eu-fui-assistente-do-eduardo-coutinho/. Acesso em: 10 set. 2024.

BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: ANAIS DO 20° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá , 2011. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2011/trabalhos/a-performance-entre-o-vivido-e-o-imaginado?lang=pt-br. Acesso em: 17 set. 2024.

GUIMARÃES, Victor. O desvio pela ficção: contaminações no cinema brasileiro contemporâneo. Devires, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 58-77, 2013. Disponível em: https://bib44.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/157. Acesso em: 16 ago. 2024.

IKEDA, Marcelo. O “novíssimo cinema brasileiro”. Sinais de uma renovação. Cinémas d'Amérique latine, v. 1, n. 20, p.136-149, 2012. Disponível em: https://journals.openedition.org/cinelatino/597. Acesso em: 27 ago. 2024.

______________. O “cinema de garagem”, provisoriamente: notas sobre o contexto de

Renovação do cinema brasileiro a partir da virada do século. Aniki, v.5, n. 2, p. 457-479, 2018. Disponível em: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/394. Acesso em: 27 ago. 2024.

______________. Das garagens para o mundo: como uma jovem geração de artistas independentes transfor-mou o cinema brasileiro dos anos 2000. Porto Alegre: Sulina, 2024.

LIMA, Dellani; IKEDA, Marcelo. Cinema de garagem: um inventário afetivo sobre o

Jovem cinema brasileiro do século XXI. Belo Horizonte: SuburbanaCo, 2011.

LINS, Consuelo. Do espectador crítico ao espectador montador: Um dia na vida, de Eduardo

Coutinho. Devires, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 132-138, jul/dez 2011. Disponível em: https://bib44.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/320. Acesso em: 24 set. 2024.

_____________; REZENDE, Luiz Augusto; FRANÇA, Andréa. A noção de documento e a apropriação de imagens de arquivo no documentário ensaístico contemporâneo. Galáxia, São Paulo, n. 21, p. 54-67, jun. 2011a. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277211541_A_nocao_de_documento_e_a_apropriacao_de_imagens_de_arquivo_no_documentario_ensaistico_contemporaneo. Acesso em: 24 set. 2024.

MIGLIORIN, Cezar. Por um cinema pós-industrial: Notas para um debate. Cinética, fev. 2011. Disponível em: http://www.revistacinetica.com.br/cinemaposindustrial.htm. Acesso em: 27 set 2024.

ROCHA, Iomana. A gambiarra e o alegórico no cinema contemporâneo brasileiro. Arteriais, v.3, n.4, p. 60-67, 2017. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/view/4864. Aces-so em: 17 set 2024

SALDANHA, Gabriela Lopes. Desmontagem em Pacific e Doméstica: um estudo sobre uso da edição no do-cumentário pernambucano. Tese (Doutorado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11981. Acesso em: 03 set. 2024.

SILVA, Sabrina Tenório Luna da. Cinema de arquivo? O uso de imagens pré-existentes no documentário. Anais da 12ª Semana de cinema e audiovisual (SAU UEG) e 2ºEECABC - Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central, v.10, n.1, 2023. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/sau/article/view/15586. Acesso em: 24 set. 2024.

VALENTE, Eduardo; KOGAN, Lis. O que é o Novíssimo Cinema Brasileiro?. Novíssimo Cinema Brasileiro, 20 jul. 2009. Disponível em: http://novissimocinemabrasileiro.blogspot.com/2009/07/sessao-inaugural_19.html. Acesso em 21 set. 2024.

Downloads

Publicado

2025-08-16

Como Citar

Gil Ikeda, M., & Mesquita Oliveira, M. E. (2025). Gestos desviantes entre o documentário e a ficção em dois filmes de Allan Ribeiro. Perspectivas, 10(1), 43–58. https://doi.org/10.20873-rpv10n1-28

Edição

Seção

Dossiê Pensamento-Cinema 10