A Concepção Física do Mundo

como os seres humanos criam o universo em que vivem

Autores/as

  • Adão Lincon Bezerra Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv7n2-53

Resumen

Com o desenvolvimento robusto da física, as fronteiras das interpretações dos fenômenos naturais foram empurradas até limites antes bem delimitados. O professor dr. Eduardo Simões explora como as intepretações da ciência física, de uma forma geral, e da mecânica quântica, em especial, está suportada sobre uma metafísica que pressupõe a criação da realidade a partir da própria teoria elaborada inicialmente para explicá-la. Abordando desde os primórdios da física, ainda na filosofia natural atomista grega, até a física moderna, Simões demonstra que o pensamento metafísico sempre esteve subjacente ao pensamento físico ora enfrentado oposição, ora recebendo apoio entre diversos pensadores. O rico levantamento feito pelo autor permite uma visão abrangente das mudanças históricas na física, com destaque para as ideias atomistas gregas que permeia todo o desenvolvimento da física, chegando à atualidade com os desafios próprios a cultura popular de incorporar uma mística quântica alicerçada em um pensamento que cruza a fronteira turva entre a teoria científica quântica e o mundo cotidiano.

Citas

SIMÕES, E. A Concepção Física do Mundo: como os seres humanos criam o universo em que vivem. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

Publicado

2023-01-08 — Actualizado el 2023-01-23

Versiones

Cómo citar

Bezerra, A. L. (2023). A Concepção Física do Mundo: como os seres humanos criam o universo em que vivem. Perspectivas, 7(2), 265–273. https://doi.org/10.20873/rpv7n2-53 (Original work published 8 de enero de 2023)