Pensando a democracia com Jacques Rancière
DOI:
https://doi.org/10.20873.rpv8n2-78Palavras-chave:
Democracia, Jacques Rancière, Político, Democracia Brasileira, Ódio à democraciaResumo
Pensar a radicalidade e a efetividade da democracia em um país como o Brasil é uma tarefa árdua e complexa que, seguramente, ultrapassa o escopo de um artigo, ou mesmo de vários. Alguns apontamentos, no entanto, parecem ser necessários no atual contexto em que, uma vez mais, o fantasma do autoritarismo se tornou real e mostrou novamente sua face sangrenta e destrutiva. Convidamos, neste estudo, o filósofo francês Jacques Rancière para uma interlocução acerca do significado e dos desafios da democracia no século XXI. Em primeiro lugar, em como podemos compreender e como enfrentar o ódio que historicamente provoca.
Referências
ARENDT, Hannah. As origens do Totalitarismo. Trad: Roberto Raposo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
____________. O que é Política? Trad: Reinaldo Guarany. 6.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
BENJAMIN, Walter. Über den Begriff der Geschichte. In: BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. (Sieben Bände in 14 Teilbänden). (Unter Mitwirkung von Theodor W. Adorno und G.Scholem; Herausgegeben von Rolf Tiedemann und Hermann Schweppenhäuser). Frankfurt: Suhrkamp, 1991.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008
PEREIRA, Anthony. Sistemas judiciais e repressão política no Brasil, Chile e
Argentina. In: SANTOS, Cecília MacDowell; TELES, Edson; TELES, Janaína de Almeida (Orgs.) Desarquivando a ditadura: memória e justiça no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. Ainda se pode falar em democracia? Tradução V. Brito. Lisboa: KKYM, 2014a.
RANCIÈRE, Jacques. Ódio à democracia. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2014b.
TELES, Edson. Entre justiça e violência: estado de exceção nas democracias
do Brasil e da África do Sul In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir. (Orgs.) O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Oneide Perius, Fábio Caires Correia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.