A Concepção Física do Mundo
como os seres humanos criam o universo em que vivem
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv7n2-53Resumo
Com o desenvolvimento robusto da física, as fronteiras das interpretações dos fenômenos naturais foram empurradas até limites antes bem delimitados. O professor dr. Eduardo Simões explora como as intepretações da ciência física, de uma forma geral, e da mecânica quântica, em especial, está suportada sobre uma metafísica que pressupõe a criação da realidade a partir da própria teoria elaborada inicialmente para explicá-la. Abordando desde os primórdios da física, ainda na filosofia natural atomista grega, até a física moderna, Simões demonstra que o pensamento metafísico sempre esteve subjacente ao pensamento físico ora enfrentado oposição, ora recebendo apoio entre diversos pensadores. O rico levantamento feito pelo autor permite uma visão abrangente das mudanças históricas na física, com destaque para as ideias atomistas gregas que permeia todo o desenvolvimento da física, chegando à atualidade com os desafios próprios a cultura popular de incorporar uma mística quântica alicerçada em um pensamento que cruza a fronteira turva entre a teoria científica quântica e o mundo cotidiano.
Referências
SIMÕES, E. A Concepção Física do Mundo: como os seres humanos criam o universo em que vivem. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-23 (4)
- 2023-01-23 (3)
- 2023-01-23 (2)
- 2023-01-08 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adão Lincon Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.