Tomás de Aquino e a questão metafísica

Da representação ao ser

Autores

  • Jefferson Silva Centro Universitário São Camilo - São Paulo
  • Marcius Tadeu Maciel Nahur Faculdade Canção Nova

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv7n1-31

Resumo

O presente texto tem como escopo refletir sobre a retomada da metafísica tomasiana não apenas como uma fixação no contexto histórico, cultural e filosófico em que foi exercido o pensamento metafísico medieval, mas, sobretudo, como possibilidade de ainda se pensar em questões de sentido dos tempos atuais.  O reavivamento do ato de filosofar não descarta a relevância intelectual de pensar a tradição e a primazia do ato de existir na ordem da inteligibilidade das coisas e ser na ordem intencional lançam questões aos debates metafísicos contemporâneos. Ao se ir do nível protológico ao lógico, reconhece-se uma metafísica do existir (esse) e, quando se passa do nível psicológico ao gnosiológico, tem-se mais clara uma metafísica do juízo.  O pensamento tomasiano retoma as noções primordiais de ordem,  inteligência e natureza na teoria do juízo, que vai da representação ao Ser, na qual a separatio constitui o gesto metafísico da inteligência capaz de desvelar a culminância da inteligibilidade do ato de existir como fundamento de toda realidade, abrindo o horizonte de possibilidade de se compreender desafios antropológicos contemporâneos e seus desdobramentos no existir, a partir de um referencial  mais profundo do que aqueles oferecidos por concepções subjetivistas, relativistas e niilistas do mundo.

Biografia do Autor

Jefferson Silva, Centro Universitário São Camilo - São Paulo

Pós-doutorando em Psicologia Clínica, Doutor em Filosofia pela PUC-SP, psicólogo clínico CRP: 06/ 168860; Centro Universitário Salesiano; Endereço eletrônico: je.filos@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2671-4621.

Marcius Tadeu Maciel Nahur , Faculdade Canção Nova

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal – Lorena/SP.   Professor da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista/SP). Endereço eletrônico: macielnahur@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8729-9719.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Como Citar

Silva, J., & Tadeu Maciel Nahur , M. . (2022). Tomás de Aquino e a questão metafísica : Da representação ao ser . Perspectivas, 7(1), 107–126. https://doi.org/10.20873/rpv7n1-31

Edição

Seção

Dossiê Filosofia Medieval