IMPACTOS DO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO PARA O ENSINO E FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Guilherme Parreira Vaz Universidade Federal do Tocantins
  • Prof. Me. Evandro Leite Bitencourt.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n1p130

Resumo

RESUMO

Quais são os impactos da informatização para o ensino e funcionamento dos serviços em saúde no Brasil? Partindo desse questionamento, o objetivo desse artigo é identificar e discutir os principais impactos decorrentes da informatização para o ensino e prestação dos serviços em saúde.  Para isso, foram descritas e interpretadas experiências vividas por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas-TO, que cursaram as disciplinas de Saúde da Família I e Telessaúde. Como metodologia foi utilizada um estudo descritivo do tipo relato de experiência a partir das aulas assistidas pelos acadêmicos, tanto na universidade quanto no Centro de Saúde da Comunidade Francisco Júnior, situado na quadra 403 Sul, em Palmas. Os resultados obtidos apontaram para impactos positivos do uso de tecnologias, seja na educação, o qual permite potencializar o acesso à formação continuada dos profissionais de saúde, o Telessaúde é exemplo; assim como nos serviços de saúde, os quais são aperfeiçoados, permitindo a humanização e eficiência do atendimento aos pacientes. O estudo também permitiu evidenciar a necessidade de uma maior capacitação dos trabalhadores da saúde para sua integração à era informatizada, visto que o acesso aos sistemas eletrônicos em saúde ainda não cobre todo o país.

Palavras- Chave: Informatização. Impactos. Saúde.

Downloads

Publicado

2020-06-27

Como Citar

Parreira Vaz, G., & Leite Bitencourt, E. . (2020). IMPACTOS DO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO PARA O ENSINO E FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Patologia Do Tocantins, 7(1), 130–135. https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n1p130

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>