CARCINOMA ESPINOCELULAR ORAL: UM PANORAMA ATUAL
Palavras-chave:
Câncer de boca, Neoplasia, Saúde, Diagnóstico, Prevenção, Tratamento.Resumo
Introdução: O carcinoma espinocelular (CEC) representa o tumor mais frequente dentre todos dos cânceres localizados na topografia de cabeça e pescoço. Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que em 2007 cerca de 10,91 casos de câncer de boca foram diagnosticados para cada 100.000 homens e 3,58 para cada 100.000 mulheres.
Métodos: Este presente estudo é uma revisão da literatura, que foi baseado, e posteriormente construído, através da análise de dados, levantados na literatura, sobre o tema abordado. Foram realizadas pesquisas bibliográficas por meio, exclusivamente, das bases de dados da Pubmed, Scielo e LILACS, onde selecionou bibliografias entre os anos de 2001 a 2016.
Revisão bibliografia: O câncer da cavidade oral, apesar de todos os avanços relacionados às técnicas de tratamento, ainda apresenta um prognóstico desfavorável, com elevadas taxas de mortalidade.
Conclusão: O câncer de boca é uma patologia incidente mundialmente, sendo representada, principalmente, através do carcinoma espinocelular. Por isso, se faz necessário o seu estudo, para que assim, o diagnóstico e tratamento precoce sejam prontamente instituídos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).