TRICOEPITELIOMA MÚLTIPLO EM CRIANÇA - RELATO DE CASO

Autores

  • Thiago Henrique Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Victor Vidal de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Thiago Leonardo Sangalli Universidade Federal do Tocantins
  • Thácila Fernandes de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Virgilio Ribeiro Guedes Universidade Federal do Tocantins
  • Nilo Fernandes da Costa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873//uft.2446-6492.2021v8n3p29

Resumo

Resumo: Introdução: Os tricoepiteliomas são tumores benignos raros originados do folículo piloso, apresentam-se como lesões únicas ou múltiplas. Os casos já relatados iniciam na infância e aumentam em número e tamanho durante a vida adulta.  O objetivo do artigo é apresentar essa patologia de baixa incidência e diagnóstico desafiador. Desenvolvimento: É apresentado o caso de paciente de 9 anos do sexo feminino, acompanhada desde os 5 anos, com queixa de múltiplas pápulas da cor da pele, bem delimitadas, circulares, dispostas difusamente em região facial, com surgimento a partir dos 3 anos. As análises dermatoscópica e anatomopatológica foram coerentes com o diagnóstico de tricoepitelioma múltiplo. Considerações Finais: É preciso fazer diagnósticos diferenciais subsequentes com tumores malignos, pois existe na literatura relato de transformação maligna para carcinoma basocelular em lesões mais antigas. O tratamento habitual é a exérese da lesão, mas deve ser individualizado, avaliando as chances de recidiva, o potencial de lesão cicatricial e impacto estético.

Biografia do Autor

Victor Vidal de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do 10º Período de Medicina da Universidade Federal do Tocantins 

Thiago Leonardo Sangalli, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do 10º Período de Medicina da Universidade Federal do Tocantins

Thácila Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do 10º Período de Medicina da Universidade Federal do Tocantins

Virgilio Ribeiro Guedes, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Médico Patologista pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Nilo Fernandes da Costa, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Médico Dermatologista do Hospital Geral de Palmas (HGP), Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialização em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG).

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

Silva, T. H., Vidal de Oliveira, V., Leonardo Sangalli, T., Fernandes de Sousa, T., Ribeiro Guedes, V., & Fernandes da Costa, N. (2021). TRICOEPITELIOMA MÚLTIPLO EM CRIANÇA - RELATO DE CASO. Revista De Patologia Do Tocantins, 8(3), 29–32. https://doi.org/10.20873//uft.2446-6492.2021v8n3p29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>