EUFONIA: RADIOJORNALISMO EDUCATIVO NO SEMIÁRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p63

Palavras-chave:

Radiojornalismo, Jornalismo Educativo, Rádio, Educação, Semiárido

Resumo

A revista radiofônica Eufonia é um programa-piloto do projeto de extensão "Criação e Instalação da Rádio Universitária da Uneb", do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que, em dezembro de 2018, completou 12 anos ininterruptos no ar. Com a proposta de dar visibilidade ao contexto dos territórios semiáridos, o programa é veiculado em uma emissora comercial e cinco comunitárias, de quatro municípios: Petrolina e Orocó, em Pernambuco, e Juazeiro e Curaçá, na Bahia, além do site da Webtv da Uneb-Núcleo Juazeiro e das redes sociais. Por meio de dez quadros, com conteúdos que vão de literatura a eventos acadêmicos e da comunidade em geral, até dicas de cinema fora do circuito comercial, a revista promove a valorização da cultura local, levando educação aos ouvintes, com uma linguagem simples e um roteiro dinâmico. São 30 minutos semanais de interatividade com o público, em que o rádio funciona como uma plataforma que aproxima comunidade e meio acadêmico. O veículo de comunicação de maior alcance da população também contribui para a formação dos estudantes, que exercitam o fazer jornalístico sob o ponto de vista educativo e contextualizado com o Semiárido brasileiro.

 

PALAVRAS-CHAVE: Radiojornalismo; Jornalismo Educativo; Rádio; Educação; Semiárido.

 

 

ABSTRACT

The radio journal Eufonia is a pilot program of the extension project “Creation and Installation of Uneb University Radio,” of the Multimedia Journalism course of the State University of Bahia (Uneb), which in December 2018 completed 12 years uninterrupted in the air. With the proposal of giving visibility to the context of semiarid territories, the program is broadcast on one commercial station and five community stations from four different cities: Petrolina and Orocó, in the State of Pernambuco, and Juazeiro and Curaçá, in the State of Bahia, in addition to the Webtv website of Uneb - Campus Juazeiro - and social networks. With ten blocks with contents ranging from literature to academic events and from general community matters to tips of movies that are off the commercial circuit, the magazine promotes the appreciation of the local culture, bringing education to listeners with simple language and a dynamic script. There are thirty minutes of weekly interactivity with the public, in which the radio serves as a platform that brings the community and academia together. The communication vehicle that reaches the majority of the population also contributes to educate the students, who exercise the journalistic doing from the educational point of view and within the context of the Brazilian Semiarid.

 

KEYWORDS: All-news radio; Educational Journalism; Radio; Education; Semiarid.

 

RESUMEN

La revista radiofónica Eufonía es un programa-piloto del proyecto de extensión "Creación e Instalación de la Radio Universitaria de Uneb", del curso de Periodismo en Multimedios de la Universidad do Estado da Bahía (Uneb), que, en diciembre de 2018, cumplió 12 años ininterrumpidos en el aire. Con la idea de dar visibilidad al contexto de los territorios semiáridos, el programa se transmite en una emisora comercial y cinco comunitarias, de cuatro municipios: Petrolina y Orocó, en Pernambuco, y Juazeiro y Curaçá, en Bahía, además de estar en la página web Webtv da Uneb-Núcleo Juazeiro y de las redes sociales. Por medio de diez cuadros, con contenidos que incluyen desde literatura a eventos académicos y de la comunidad en general, a sugerencias de cine fuera del circuito comercial, la revista promueve la valoración de la cultura local, llevando educación a los oyentes, con un lenguaje sencillo y un guion dinámico. Son treinta minutos semanales de interactividad con el público, en los que la radio funciona como una plataforma que acerca la comunidad y el medio académico. El medio de comunicación de mayor alcance de la población contribuye también a la formación de estudiantes, que se ejercitan en el quehacer periodístico bajo el punto de vista educativo y contextualizado con el Semiárido brasileño.

 

PALABRAS CLAVE: Radio periodismo; Periodismo Educativo; Radio; Educación; Semiárido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jamile Amaral Alves, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do 6º período no curso de Jornalismo em Multimeios, pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Monitora do Projeto de Extensão "Rádio Universitária da Uneb - Programa Eufonia", da Uneb. E-mail: jamileamaral08@gmail.com

Fabíola Moura Reis Santos, Universidade Estadual da Bahia

Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da mesma instituição. Jornalista. E-mail: fabiolamsantos@hotmail.com

Referências

BARBEIRO, H.; LIMA, P. R. Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

MAGNONI, A. F. RODRIGUES, K. C. O rádio e a adaptação à nova era das tecnologias da comunicação e informação: contextos, produção e consumo. Encontro Nacional de História da Mídia: Ouro Preto, Minas Gerais. 2013. Anais... Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-sonora/o-radio-e-a-adaptacao-a-nova-era-das-tecnologias-da-comunicacao-e-informacao-contextos-producao-e-consumo . Acesso em: 02 Set de 2017.

MARTINS, N. P. M. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. Tese (Doutorado). Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/AIRR-7DDJD8/nair_prata_tese.pdf?sequence=1 . Acesso em: 03 de Set de 2017.

MEDITSCH, E. O ensino do radiojornalismo em tempos de internet. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Anais... Campo Grande/MS, 2001.

MEDITSCH. E. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2007.

SANTOS, F. M. R. O Sertão que a TV não vê: o Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro. Teresina: EDUFPI, 2018.

Publicado

2019-07-01

Como Citar

ALVES, Maria Jamile Amaral; SANTOS, Fabíola Moura Reis. EUFONIA: RADIOJORNALISMO EDUCATIVO NO SEMIÁRIDO. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 4, p. 63–80, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p63. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7222. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático