O CONTRIBUTO DA NARRATIVA DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA FALA NUM CASO DE RUBINSTEIN-TAYBI: Estudo de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p299

Palavras-chave:

Literacia digital, Necessidades Educativas Especiais, software educativo, narrativa digital, fala

Resumo

Esta investigação centra-se num estudo de caso desenvolvido com uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE), síndrome de Rubinstein-Taybi. Pretendemos verificar se a construção de narrativas digitais, através do Little Bird Tales, contribuía para o desenvolvimento da fala dessa criança e de que forma. Os resultados apontam para um conjunto de efeitos positivos resultantes, mesmo que não exclusivamente, do trabalho de construção de narrativas digitais com o aluno. Com efeito, além da literacia digital desenvolvida em consequência do uso intensivo de meios digitais, houve aumento do vocabulário e melhoria da fala da criança que se foi tornando cada vez mais percetível; desenvolvimento da capacidade de antecipação de procedimento necessários às tarefas que iria realizar; ligeira alteração positiva na postura corporal em termos de expressão facial, expressão motora e respiração menos ofegante; motivação para a aprendizagem e para a colaboração com os pares, os professores e os familiares.

 

PALAVRAS-CHAVE: Palavras-chave: Literacia digital; Necessidades Educativas Especiais; software educativo; narrativa digital; fala.

 

 

ABSTRACT

This investigation focus on the case study carried out with a child with special education needs (SEN), Rubinstein-Taybi syndrome.  Our goal is to confirm if the construction of digital stories with Little Bird Tales online software enhances the speech development of the child and how it occurs. The results point out to a set of positive outcomes, though they do not result only from the work carried out by building digital stories with the student. Indeed, besides the digital literacy followed up as a consequence of the intensive use of digital means, there was a vocabulary increase as well as an improvement of the child’s speech which became gradually more clearly and was recognized by the student himself; higher interaction with the peers, teachers, family and investigator; development of the capacity of previewing the following steps while doing the tasks; a light positive change regarding the body posture, namely face expression; body expression and less panting breathing. Finally, but not least, the student’s evolution regarding his motivation to learn and to cooperate with his peers, teachers and family.

 

KEYWORDS: Key-words: Digital literacy; Special Education Needs; educational software; digital storytelling; speech.

 

 

RESUMEN

Esta investigación se centra en un estudio de casos desarrollado con un niño con necesidades educativas especiales (NEE), síndrome de Rubinstein-Taby. Con este estudio, pretendemos verificar de que forma la construcción de narrativas digitales, a través del Little Bird Tales, contribuía para el desarrollo del habla de ese niño. Los resultados apuntan a un conjunto de efectos positivos resultantes, aunque no exclusivamente, del trabajo de construcción de narrativas digitales con el alumno. En efecto, además de la alfabetización digital desarrollada como resultado del uso intensivo de los medios digitales, se verificó un aumento del vocabulario y mejora del habla del niño que se ha vuelto cada vez más perceptible; desarrollo de la capacidad de anticipación de procedimiento necesarios para las tareas que realizaría; leve alteración positiva en la postura corporal en lo que se refiere a la expresión facial, expresión motora y respiración menos jadeante; motivación para el aprendizaje y la colaboración con los colegas, los profesores y los familiares.

 

PALABRAS CLAVE: Alfabetización digital, Necesidades Educativas Especiales, software educativo, narrativa digital, habla. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Altina da Silva Ramos, Universidade do Minho

Professora auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Estudos Ibéricos: multimédia e didática das línguas pela Université de Toulouse le-Mirail, Doutora em Estudos da Criança, especialidade Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. E-mail: altina@ie.uminho.pt.

Isabel Maria Barros Vilaça, Universidade do Minho

Mestre em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. E-mail: vilaca.isabel@gmail.com.

Publicado

2019-01-14

Como Citar

RAMOS, Maria Altina da Silva; VILAÇA, Isabel Maria Barros. O CONTRIBUTO DA NARRATIVA DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA FALA NUM CASO DE RUBINSTEIN-TAYBI: Estudo de Caso. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 299–335, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p299. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4885. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II